sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Momento nostalgia: Gol Furgão

Anteontem estávamos eu e o Thiago, parceiro da equipe DieselNutz, relembrando o antigo Gol Furgão numa conversa sobre pequenos utilitários para entregas urbanas, e ontem vi esse no meu bairro. Produzido regularmente entre 1982 e 1994 com a carroceria quadrada, e até 1998 chegaram a sair alguns exemplares com a carroceria "bolinha" produzidos sob encomenda. É mais fácil encontrar entre os remanescentes os "quadrados", geralmente com motor Volkswagen EA-827 (o famoso "AP") ou Ford CHT, ambos 1.6L com opção por versões a gasolina ou álcool, embora tenham saído de fábrica pouquíssimos com motor CHT 1.0L. Foi muito popular nas frotas das companhias telefônicas e eletricitárias, além de ter sido usado pela assistência técnica da Brastemp e representantes comerciais da Coca-Cola. A capacidade de carga é de 420kg, num compartimento com volume total de 1200 litros.
Normalmente os espaços das janelas do compartimento traseiro são preenchidos por painéis em chapa de aço, mas alguns raros exemplares chegaram a ter a tampa traseira envidraçada.

5 comentários:

Gilson disse...

Já trabalhei numa padoca que usava Gol furgão para entregas.

Marcelo disse...

Sempre achei mau negócio a Volkswagen ter tirado a opção pelas versões furgão do Gol. Algumas vezes uma Saveiro pode ser grande demais para transportar os materiais e ainda ter que gastar mais com uma capota daquelas de fibra.

Samuel disse...

Um vizinho meu foi representante da Coca-Cola na época do Gol furgão e do Uno furgão na primeira metade da década de 90, de vez em quando eu até via ele estacionando algum desses na vaga dele no condomínio. Cheguei a ver ele usar até um fusquinha da Coca-Cola, mas via mais com o Uno.

Sérgio disse...

Uns vizinhos meus que tinham floricultura usavam um desses para fazer entrega dos arranjos.

Telmo disse...

Última vez que eu vi Gol daqueles da Brastemp já faz uns 10 anos. Mas marcou mesmo a infância de quem nasceu entre a 1ª metade da década de 80 e os anos 90.

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.