segunda-feira, 7 de abril de 2014

Momento nostalgia: Matra CD

Um modelo brasileiro quase desconhecido do grande público foi a caminhonete Matra, feita entre os anos de 2001 e 2005 no município paranaense de Ibaiti. O projeto do utilitário, cuja aparência remete à primeira geração do Mercedes-Benz Unimog, foi feito pelo empresário, produtor rural e entusiasta do off-road recreativo Nivaldo Trama, um dos fundadores do Jeep Clube do Brasil. Inicialmente oferecido apenas com cabine simples, em 2003 passou a ter a opção pela cabine dupla, como no exemplar da foto.

Rústica por excelência, surgiu com a proposta de se firmar como uma alternativa ao Toyota Bandeirante que saía de linha no final de 2001. O chassi era tubular em aço, com cabine de fibra de vidro, e ambos os eixos eram rígidos com feixes de mola, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos (sendo o traseiro semi-flutuante), o motor era o Maxion HS 2.5L com turbo e intercooler usado até 2002 na Ford Ranger, o câmbio manual de 5 marchas era um Eaton FS-2305 como o do Land Rover Defender mas com montagem invertida. Os freios eram inicialmente a tambor nas 4 rodas, mas a partir de 2003 podia ser equipada com freios dianteiros a disco, ainda que mantivesse os tambores na traseira. Teve opção por chassi curto ou longo, cabines simples ou dupla e tração apenas traseira ou 4X4. Apesar da fábrica com capacidade para até 1800 unidades anuais, apenas 116 foram fabricadas contabilizando todas as versões, com 46 exemplares exportados para Argentina e Uruguai.

A trajetória das caminhonetes Matra CS (cabine simples) e CD (cabine dupla) é marcada por polêmicas: há quem alegue que a fábrica teria sido comprada pela Toyota visando evitar a migração do público-alvo do Bandeirante e poder forçar a Hilux como sucessora do jipão, enquanto outros alegam que a Ford havia pressionado a Navistar para que parasse de fornecer o motor e assim inviabilizar a continuidade da fabricação. O marketing e a rede de distribuição e assistência técnica eram claramente insuficientes para um país como o Brasil, e a transição das normas Euro-2 para Euro-3 podia ser vista como um empecilho, mas a falta de apoio governamental para o ressurgimento de uma indústria automobilística de capital nacional também tem um peso nesse contexto...

3 comentários:

Anônimo disse...

Alguem tem para vender?
antoniocsantos@hotmail.com

Unknown disse...

Eu ainda tenho uma 2004 com 102 mil km originais...
http://pr.olx.com.br/regiao-de-ponta-grossa-e-guarapuava/veiculos/carros/matra-pick-up-k-up-matra-4x4-2-5-turbo-diesel-intercooler-83807940

Anônimo disse...

EU ACHO MUITO DA HORA E DIFERENTE PARECE MAIS FORTE DO QUE AS OUTRAS

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