segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Momento nostalgia: Renault Trafic

Alguns desconfiavam que a tração dianteira não fosse a melhor opção para um utilitário comercial, outros tantos até hoje dizem que não presta, mas um dos modelos que quebrou esse estigma no Brasil foi a Renault Trafic. Lançada na Europa em '81, onde a primeira geração permaneceu em linha até 2000 quando foi substituída por outra bem mais sofisticada, foi produzida também na Argentina até 2002 para atender ao mercado sul-americano. Inicialmente usava motores de 2.2L a gasolina ou 2.1L a diesel, ambos de 4 cilindros em linha, comando de válvulas no bloco e refrigeração líquida, com carburador para o primeiro e injeção indireta por bomba mecânica para o segundo. A grade do radiador mais protuberante usada antes de uma discreta reestilização dianteira era necessária para acomodar tais motores, maiores que o 1.8L também disponibilizado na Europa mas que seria desaconselhável diante das adequações necessárias à menor octanagem da gasolina na América do Sul.

Foi o último automóvel produzido em série a ser comercializado com carburador no Brasil até 2000, quando passou a usar uma versão amansada do motor 2.0L de 16 válvulas com comando duplo no cabeçote compartilhado com o Mégane argentino e a Scénic brasileira à época. Entre 1997 e 1999 também foi disponibilizado um motor a diesel de 1.9L com comando de válvulas no cabeçote, mas sempre de 4 cilindros em linha, refrigeração líquida e injeção indireta.

 Como o desempenho das versões a diesel era um tanto insatisfatório até mesmo diante das vans coreanas e japonesas, predominou o motor a gasolina. Para quem eventualmente considere a conversão de um exemplar a gasolina para gás natural, um aspecto inconveniente é a obrigatoriedade do uso de kits gerenciados eletronicamente em veículos fabricados a partir de '97.

Chegou a ser vendida também como Chevrolet Trafic antes da Renault reingressar ao mercado brasileiro, até que a partir de '95 com a Renault já começando a se firmar localmente passou a ser denominada Chevrolet SpaceVan.

Entre os exemplares remanescentes em operação, a maioria é das versões de carga, sobretudo com chassi curto e teto baixo mas bem de vez em quando aparece alguma com chassi longo e teto alto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.