sábado, 22 de novembro de 2014

Momento nostalgia: Toyota Corolla Wagon E111

Até certo ponto subestimada pelo mercado, a Toyota Corolla Wagon da geração E110 (E111 para as versões com tração apenas dianteira, ou E115 quando dotada de tração nas 4 rodas oferecida no mercado japonês) é até hoje um dos modelos cujo design mais me atrai dentre todos os Corolla comercializados regularmente no mercado brasileiro. Lançada em '95 no Japão, chegou ao Brasil em '96 e foi oferecida até '98 quando decidiu-se por concentrar as vendas do Corolla no sedan que então ganhava fabricação local e uma frente mais discreta, sem a aparência tão expressiva proporcionada pelos faróis redondos e a grade "colméia". As lanternas traseiras elevadas, tidas como uma expressão de modernidade à época do lançamento, também chamam a atenção até hoje.
Nos mercados japonês, australiano e europeu, além de alguns países africanos, centro-americanos e médio-orientais que seguiam uma mistura das especificações australianas e européias, o modelo foi oferecido até 2002, mas com faróis duplos e menores, além de uma grade mais fina semelhante à do sedan E110 produzido em Indaiatuba.
Enquanto o resto do mundo tinha mais opções, ao consumidor brasileiro era oferecida apenas na versão XLi com o motor 4A-FE de 1.6L a gasolina com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 4. Na Europa e no Paraguai o mais comum é serem equipadas com o motor 2C de 2.0L a diesel e câmbio manual de 5 marchas.

6 comentários:

Dieselboy sa Maynila disse...

Yo tuve un Corolla LoveLife con motor 2C importado desde Japón.

Marcelo disse...

Faz tempo que eu não vejo uma dessas.

Unknown disse...

pois e marcelo eu tenho uma dessa preta

Anônimo disse...

O azul é bonito, vi um desse para venda em São Miguel (ZL) em SP, azul igual a esse e com cambio automático. Nessa cor juntamente com vermelho cereja e verde são raríssimas no Brasil, mais fáceis de achar são nas cores preta, branca, cinza lavanda e prata. A versão sedã já tem mais facilidade de achar em qualquer dessas cores. Acho uma pena a Toyota não ter nacionalizado a produção da versão perua nos modelos de 99.

Anônimo disse...

a reportagem é massa, mas tem uma pequena falha nas datas e modelos. As Corollas SW começaram a vir para o Brasil em 1994 e foram até 1997 com a frente japa. Em 1997 como modelo 98 vieram as versões do Corolla com frente redondas, oriundas da Europa, fabricadas na Bélgica. A minha Sw 1.8 Aut Japa 95 é esta: https://fullmachines.com/c/jjunior/toyota-corolla

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Até '96 ainda era aquela outra geração, conhecida no exterior como "Baby Camry". E já em '96 tinha dessas E111, eu lembro que sempre via elas quando passava na frente de uma concessionária da Toyota perto do aeroporto aqui de Porto Alegre.

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.