terça-feira, 30 de agosto de 2016

Motor radial de aviação Jacobs R-755

O motor Jacobs L-4, também conhecido pela designação militar R-755, foi um dos motores de aviação mais populares do período entre-guerras. Lançado em 1933 e usado em aviões de diversos fabricantes incluindo nomes prestigiosos como Cessna, Boeing, Avro e Beechcraft, atendia bem não apenas às aeronaves de transporte geral como também as destinadas a voos de instrução. Movido a gasolina, era dotado de um carburador Stromberg NA-R7A. As válvulas localizam-se no cabeçote, sendo as de escape refrigeradas por sódio, e o comando no bloco. Os tubos externos em frente aos cilindros são o alojamento das varetas de válvula.
Seguia a receita típica do período que se estendeu até o pós-guerra, com os 7 cilindros em disposição radial (ou "estrela") de bancada única, de modo que o ar de impacto atingisse a todos uniformemente. Embora a área frontal do motor seja maior em comparação aos motores de cilindros opostos (boxer) que se tornaram hegemônicos na aviação de pequeno porte a partir da década de '50, não se pode negar que os radiais levavam vantagem na refrigeração.
Atrás é possível observar a caixa de acessórios, na qual eram acoplados os magnetos da ignição e os suprimentos de força para outros componentes como instrumentos de voo.

A hélice Hamilton Standard de duas pás usada nesse exemplar, em exposição permanente no Aeroclube de Eldorado do Sul, é de velocidade constante e passo variável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.