A verdade é que as motocicletas são constantemente associadas a uma idéia de motores leves e de alta rotação, com uma ênfase maior na potência específica que num torque elevado, enquanto o diesel é mais lembrado quando se trata de maquinário agrícola, industrial ou veículos pesados.
Entretanto, em alguns casos uma motorização a diesel pode ser interessante por vários aspectos, desde o uso de combustíveis alternativos como o biodiesel ou óleos vegetais, ou até por uma questão estratégico-militar. Menor emissão eletromagnética e mais segurança no manejo em comparação com gasolina e etanol são algumas vantagens decisivas em campo de batalha mas não são as únicas...
Sem a necessidade de se preocupar em transportar velas de ignição sobressalentes ou outros dispositivos associados e simplificando o processo logístico de combustíveis em campo, motos a diesel caíram nas graças de organizações militares como os Marine Corps americanos, que atualmente usam um modelo desenvolvido pela Hayes Diversified Technologies e equipado com motor de 670cc, injeção indireta (considerada por alguns especialistas como mais adequada para o uso de combustíveis alternativos como biodiesel) e potência e torque específicos mais próximos dos valores de um motor automotivo a gasolina (por ser específico para uso motociclístico não é de se impressionar que ainda tenha uma faixa de rotação mais elevada).
No mercado civil, porém, ainda há uma presença quase nula de motos a diesel, praticamente limitada à holandesa Track T-800 CDI e à alemã Neander. Mas isso não acaba com o entusiasmo de alguns motociclistas, que por conta própria fazem algumas adaptações em diversos outros modelos. Uma constante "vítima" da criatividade de alguns é a anglo-indiana Royal Enfield, que por ser uma das poucas que ainda vem com a carcaça do câmbio separada do bloco do motor é fácil de adaptar.
Motores estacionários/industriais de 1 cilindro na faixa de 400 a 500cc com potências entre 8 e 14hp são uma opção comum em países como a Alemanha, onde ainda há uma quantidade considerável de entusiastas do biodiesel entre os que adaptam esse tipo de motor em motocicletas. Vale destacar que a própria fábrica ofereceu uma versão movida a diesel, conhecida como Taurus, e equipada com um motor de 350cc e 6hp derivado da unidade a gasolina de 18hp, mas quando foi implementada na Índia a legislação de emissões Bharat-II, equivalente à Euro-II, tornou-se obsoleto e foi descontinuado, mas não impedindo o surgimento de adaptações com os motores Lombardini produzidos localmente para uso no Piaggio Ape ou com diversos outros pequenos motores a diesel.
Mas ainda há outras motocicletas que atraem os fãs, como as Triumph britânicas, bastante conhecidas pela oferta de motores de 3 cilindros em linha. Até a superbike Speed Triple, objeto de desejo de alguns "weekend racers", acaba sendo considerada uma opção na hora de se montar uma moto a diesel.
Para quem agora só associava motos a diesel com a aparência clássica das Royal Enfield ou a versatilidade do modelo militar da HDT, uma prova de que não é necessário abdicar totalmente da esportividade...
Mas considerando o cenário brasileiro, onde predominam modelos na faixa de 125 a 250cc, fica ainda mais difícil encontrar um motor compacto e, principalmente, leve o suficiente sem sacrificar demais a potência.
Ainda assim, existem outras categorias que poderiam estar bem servidas com motores a diesel, como as trail. O torque em baixa rotação poderia até ser extremamente vantajoso na hora de enfrentar obstáculos off-road, e considerando o uso de motores com injeção mecânica ainda é possível não ficar pelo meio do caminho em caso de falha no sistema elétrico.
Ainda há, no entanto, uma categoria na qual a baixa potência específica é bastante comum, as customs, cujo exemplo mais típico são as Harley-Davidson.
Logo, apesar da oferta no mercado mundial ser bastante restrita, motos a diesel podem ser uma boa alternativa. Sobretudo ao se usar o biodiesel...
E vale sempre lembrar: ao pilotar uma motocicleta, o uso do capacete é OBRIGATÓRIO.
10 comentários:
Aun que sean un tanto peligrosas las motocicletas tambien me encantan.
Moto a diesel fica mesmo meio estranho mas essa dos militares deve ser boa mesmo.
Se o preço da gasolina continuar subindo desse jeito dá até vontade de meter um motor a diesel numa Tornado.
Moto a diesel é uma aberração. Essa dos militares é até bem feita mas só vale a pena mesmo quando falta um Hummer.
Se tivesse opção de motor a diesel na Harley-Davidson aqueles coroas harleyros podiam curtir ainda mais as viagens parando menos nos postos para abastecer.
Numa moto pequena fica mesmo meio difícil até achar espaço para o motor a diesel, que geralmente é bem mais encorpado. Mas numa acima de 250cc já fica mais fácil tanto pelo tamanho quanto pela resistência do chassi a um motor mais pesado.
Hay unos tantos rednecks que dicen preferir tomar los mandos de una motocicleta que manejar una camioneta con motor diesel, creo que iban a quedar lejos de una de esas motos con motor diesel.
En una motocicleta como las que se usa en las Filipinas para armar los tricycles creo que no lo iba a ser una opcion tan viable adaptar un motor diesel, aun que hayan unos motores chinos de 1 cilindro como eses que los adaptan a las Enfield. Se poderia adaptarlos a las imitaciones de las BMW de la guerra como las Ural rusas, las Dnepr y una otra que es hecha en China pero quedaria más caro que las imitaciones de Honda 125cc y de Suzuki AX100.
Moto a diesel? Cê só pode ser doido de achar que isso seria economicamente viável. Vai que um tiozinho harleyro entre nessa onda, mas em moto pequena ou nas esportivas não tem como fazer a diesel. Moto tem que ser leve, diesel pode ir até bem num carro como acontece na Argentina, mas em moto tem tudo para dar errado.
O maior problema estaria na redução do peso, principalmente com relação ao motor. Entretanto, não é tão adequado dizer que é "impossível". A maior limitação para um uso mais amplo de motores a diesel em motos é a restrição na oferta de modelos de cilindrada mais baixa (até cerca de 400cc) a faixas de potência e torque menos adequadas a um bom desempenho urbano e rodoviário. A partir de 500cc, como nos motores usados em alguns "quadriciclos qualificados" disponíveis no mercado europeu, já se tem algumas opções que permitem um desempenho mais satisfatório.
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