Citroën 2CV 1973, de fabricação argentina. Motor boxer de 2 cilindros, 602cc e 32cv (o nome do modelo na verdade era referente à chamada "potência fiscal" que definia as classes de recolhimento de impostos à qual o modelo pertenceria). Um veículo absolutamente simples, mas extremamente funcional, e na prática não deve nada aos "populares" mais simples oferecidos atualmente no mercado brasileiro.
Ford F-100: sucesso durante as décadas de 50 e 60, hoje bastante cobiçada por colecionadores. A caçamba step-side, às vezes citada como sport-side, limitava a capacidade volumétrica mas facilitava a arrumação da carga pelas laterais.
Ford Modelo A: fabricado entre 1927 e 1932, acaba sendo bastante conhecido no mercado brasileiro como "Ford 29". O exemplar da foto foi levemente customizado, e conta com uma carroceria phaeton.
DKW Fissore: equipado com um motor 2-tempos, compartilhado com os demais DKW, a simplicidade mecânica associada às pretensões luxuosas do modelo eram destaque durante a década de 60...
Volkswagen Karmann-Ghia: com a união da austera engenharia alemã com a expressão artística do design italiano, segue até a atualidade conquistando admiradores. Pode não ser uma referência absoluta em performance como alguns esportivos mais puro-sangue, mas tem seus méritos...
Volkswagen 1600 4 portas: o modelo acabou tendo alguma rejeição no mercado em função do apelido "Zé-do-Caixão", numa referência ao diretor de cinema José Mojica Marins e alusão às 4 maçanetas de porta serem consideradas semelhantes a alças de caixão...
Mercury Eight: o modelo da foto é do ano de 1948, e contava originalmente com motor Ford Flathead V8. O eixo dianteiro com suspensão por feixe único de molas montado transversalmente como no Ford Modelo T de 1908 chama a atenção...
International Harvester KB-1: modelo atualmente muito raro no mercado brasileiro. O exemplar da foto é de 1948 e foi reformado usando conjunto mecânico de uma Ford F-1000.
Chevrolet Impala: uma típica "banheira" americana, o exemplar da foto é de 1964 e tem até um farol auxiliar embutido na carcaça do espelho retrovisor externo. O acessório remete aos clássicos faróis "caça-mulata" usados em viaturas de polícia americanas. No mercado brasileiro era mais comum serem equipados com o motor de 6 cilindros e 250 polegadas cúbicas (4.1L) preparado para gasolina de baixa octanagem e câmbio manual não-sincronizado de 3 marchas com alavanca na coluna de direção (collumn-shifter), enquanto os americanos já estavam viciados nos V8 e no câmbio automático...
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