segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Momento nostalgia: caminhões Isuzu/GMC

Entre os anos de 1995 e 2002, a atualmente inativa divisão de caminhões da General Motors do Brasil passou a usar a marca GMC, caso único na América Latina e até certo ponto bastante incoerente, visto que a marca Chevrolet apresentava-se devidamente consolidada no mercado local. Entretanto, seria injusto esquecer dos excelentes caminhões Isuzu importados do Japão que foram comercializados pela GM durante aquele período...

Isuzu NPR/GMC 7-110: até hoje considerado por alguns operadores como o melhor caminhão na faixa das 7 toneladas de PBT, trazia algumas características que o diferenciavam da concorrência de fabricação nacional, como o trambulador a cabo que permitia bascular a cabine independentemente da posição em que a alavanca de câmbio estivesse selecionada, além do motor Isuzu 4HF1 de 4.3L e 110cv com comando de válvulas no cabeçote (OHC), quando em modelos de outros fabricantes predomina o comando no bloco (OHV). E apesar de manter potência compatível com a categoria, não chegava a recorrer ao turbocompressor. Em outros mercados sul-americanos, mais notadamente Colômbia, Chile, Equador e venezuelixo Venezuela, ainda é comercializado como Chevrolet NPR e oferecido com cabine reestilizada e motores atualizados, como o 4HK1-TCN de 5.2L.

Isuzu NLR/GMC 5-90: situado numa faixa de PBT intermediária entre caminhonetes como a Hyundai HR e modelos como o já citado NPR/7-110, usava no mercado brasileiro o motor 4JG2 de 3.2L e 90cv, com injeção indireta e sem turbo. Ainda foi oferecido até pouco tempo atrás no Uruguai, mas já com o motor 4JB1-TC de 2.8L e 91cv, com injeção direta, turbo e intercooler.

Isuzu FTR/GMC 15-190: ao contrário de versões destinadas a outros mercados sul-americanos, que o recebiam com motores da própria Isuzu, vinha com o problemático claterpillar Caterpillar 3126B de 7.2L e 190cv também usado em versões de especificação americana e canadense, que além do turbo e intercooler adotava um complexo gerenciamento eletro-hidráulico do sistema de injeção.

A instabilidade cambial foi muito citada como um dos fatores que levaram ao fim da importação dos modelos, mas deve-se lembrar que foi naquele período que as normas de poluição Conama fase 4, análogas à Euro-2, passaram a vigorar, e tanto o NPR/7-110 quanto o NLR/5-90 necessitariam de algum upgrade e por conseguinte ficariam com um custo menos competitivo, visto que estavam certificados na Euro-1...

42 comentários:

mnc disse...

Por favor nos ajude a divulgar este blog que busca uma reparação de lucros cessantes, por um acidente que está impedindo um colega caminhoneiro de trabalhar e aferir renda, por conta de a CCR NOva Dutra, não reconhecer o direito a esta indenização, que obriga a todos os caminhoneiros e usuários da rodovia, que venham a ter algum prejuizo causado por mas condições nas estradas, a recorrer a justiça e ficar muitos anos esperando por uma indenização justa.

Amigos, só com muita pressão conseguiremos rever estas posturas das concessionarias que administram pedágios em nossas estradas;
http://novadutra.blogspot.com.br/

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

A bem da verdade eu sou contra os pedágios, com o tanto de imposto que os governos federal, estaduais e municipais arrecadam é um absurdo que a situação das estradas seja uma pouca-vergonha como vem sendo.

Anônimo disse...

Tenho um 7-110 mas troquei o motor pelo do Mercedes-Benz 710. Só não me acertei agora com o compressor do ar condicionado, daí tive que tirar.

Samuel disse...

Vi uns caminhões chineses parecidos com esse 7-110 e esse 5-90, mas usavam um motor 2.8 copiado da própria Isuzu. Se tivessem posto o motor da S10 no 5-90 e no 7-110 podia ter resolvido o problema na época sem precisar investir muito.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Embora no 7-110 eu fosse preferir um motor de baixa rotação, até que o MWM Sprint 4.07TCA não seria mesmo de todo ruim.

Gilberto disse...

Se o Ford Cargo ainda usa aquela cabine velha no modelo menor, não teria tanto problema se a GMC continuasse usando essa cabine. Até tem uns modelos com cabine mais recente em outros países, mas essa ainda foi a cabine mais confortável que eu já vi num caminhão pequeno.

Concessionaria VW disse...

Mas esses caminhões ainda rodam por ai, vejo um monte!

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Mas ultimamente não tem sido mais tão fácil ver um ainda em operação como a alguns poucos anos atrás.

Unknown disse...

E' muito facil resolver o problema do 15190,transformei o motor eletronico p/ mecanico e ainda aumentei a potencia do motor 190 cv p/ 240 cv sem remover o motor do lugar gastando pouco.

Unknown disse...

ola, estou procurando um cabecote de motor isuzu, aplicado numa maquina case modelo do motor 4JJ1X.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Mais fácil trazer do exterior mesmo. Esse motor é usado em algumas versões mais recentes da série N (Nhr, NKR, NLR, NMR e até no NPR Eco-Max que é vendido nos Estados Unidos), e nas pick-ups Isuzu D-Max, que em alguns países sulamericanos chegaram a ser vendidas como Chevrolet LUV D-Max, inclusive no Uruguai, Paraguai e Colômbia. A propósito: como a Case é do mesmo grupo da Fiat/Iveco, acho até estranho não usarem o motor da Iveco Daily ao invés de um motor Isuzu...

Anônimo disse...

alguém tem uma tabela de torque de cambota (virabrequim) dos motores da GMC isuzu

LEONARDO

Anônimo disse...

Pq esses caminhões gmc são tão baratos? São tão ruins assim? Difícil de achar peças? Seria pq? Alguém sabe?

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Na verdade os caminhões Isuzu que foram vendidos por aqui como GMC figuram entre os melhores da categoria a nível mundial, tanto que são líderes de mercado em muitos países com condições de rodagem tão duras quanto as brasileiras. Mas já não é mais tão fácil achar algumas peças originais deles, além da GM não dar mais suporte técnico. Ainda assim, para quem não se importa com facilidade de revenda, ainda são uma boa opção.

Anônimo disse...

Ola tenho gmc 7110 na plataforma e sou fã deste caminhão mas to com vondade de trocar o motor por da 710 PLUS alguem pode me informar se da para colocar este motor sou de Araranguá sc

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

No caso, o motor Mercedes-Benz OM364LA. É possível adaptar, mas é interessante comparar as faixas de rotação de potência e torque máximo dos motores e eventualmente avaliar também uma alteração na relação do diferencial e/ou do câmbio.

Unknown disse...

pagina no facebook destinado ao GMC Isuzu 7.110
https://www.facebook.com/groups/147118642431112/?fref=ts

Anônimo disse...

Olá boa tarde
Tenho um GMC7110 99
Adaptei um motor MWM 229 4C
Pretendo adaptar um diferencial do MB608/80 Sera que fica bom?

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Será? Mas e o câmbio, manteve o original Isuzu?

Anônimo disse...

Amigo eu tenho caminhao 7110 troquei motor coloquei motor s4tplus e diferencial da 710 e eixo dianteiro a disco tambem 710 o diferencial não tem adaptação o eixo dianteiro cortei mais te garanto ficou muito bom de freio e economia pois faço 8 por litro. ARARANGUA SC 16 DE ABRIL 2017

Busologia Mossoroense Desenhos disse...

Se encontra esses NPR em toda esquina na Austrália

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Até onde eu me lembre, a Isuzu é líder desse segmento por lá.

Anônimo disse...

Realmente os caminhões são bons, mas acho q todo veículo de trabalho e socorro deveria achar peças na esquina e c preço acessível. A ISUZU está entre os principais fabricantes de motores diesel do mundo c excelente qualidade e durabilidade não perdendo p MWM, CUMMINS e outros. Tenho uma bobcat 853 ano 95 equipada c motor ISUZU 4jb1, comprei ela c 4196 horas de uso o motor estava fora e trancado ( entrou água pela admissão) ao desmontar encontramos um motor excelente c bronzinas ainda cinza ( baixo desgaste) cilindros de cromo ( apenas visto por nos em motores 2T ou o excelente Detroit) anéis de segmento também de cromo já c algum desgaste. Montamos o motor trocando apenas os retentores de válvulas ( colocado da L200) até a junta do cabeçote foi pintada e reposta. Realmente temos alguma dificuldade de peças para manutenção por só a ISUZU RODEO ter sido comercializada no Brasil. Os caminhões EFFA vem equipado c motor ISUZU só c injeção eletrônica diesel c peças bem cara.

Anônimo disse...

O diferencial da 608 original é freio a óleo ou pode colocar o kit Boechat, um diferencial muito bom q não quebra fácil.Caso dê para colocar Acredito q não irá se arrepender c uma adaptação bem feita.

Anônimo disse...

Vc citou a ISUZU D-MAX. É uma pick- up LINDA ! Pena q não temos aqui no Brasil. Temos algumas ISUZU RODEO e pouquíssimas ISUZU AMIGO, já o TROOPER acho que não tem nenhuma.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Trooper até tem alguns no Brasil sim, mas eu só vi daquela geração menor. Aquela maior e mais parelha de tamanho com as caminhonetes full-size eu só vi até hoje com placas estrangeiras durante o verão.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Ainda deve achar peças compatíveis a preços mais em conta nos países vizinhos, não só originais da Isuzu mas também dos chineses.

Gustavo Camargo disse...

Tem um aqui no Rio p venda na Olx um impulse esportivo amarelo, é lindo.

Gustavo Camargo disse...

Agora aqui no Rio tem a Coronel auto peças c várias peças ISUZU, mas a marca ainda deixa dúvidas TAKAO !!!

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

A marca é boa, o problema é a falta de uma representação oficial no Brasil.

Gustavo Camargo disse...

As velas de aquecimento um amigo trouxe do Equador original ISUZU/NGK. Fiquei com medo de colocar as chinesas pois já escutei casos de derretimento da ponta e acabou comprometendo o cilindro. Várias peças originais do motor ISUZU são da marca BTK, bomba de água de óleo e etc. Isso também notei na L200 pois fazemos manutenção em uma frota de mais de 200 pick-up L200. Comprei recentemente o cabeçote ou corpo distribuidor da bomba injetora (Zexel) por 420 reais na Retifoz, peça original e c preço muito bom. O motor ISUZU que tenho é o modelo 4jb1 muito usado no Brasil e no mundo em máquinas, geradores, empilhadeiras e etc.

Gustavo Camargo disse...

Digo a marca da peça TAKAO, será q é boa ?

Anônimo disse...

Acredito que você queira colocar o diferencial da 608 no caminhão gmc 7110 você vai ter mudar as sapatas pois os pinos de centro são mais curtos aconselho colocar da 710 que não tem adaptação pois fiz isso boa noite Araranguá sc 05 de setembro de 2017

Unknown disse...

Tenho um 7110 todo original, motor redondinho, o melhor caminhão 3/4 q já dirigi. Ando p toda a região sul, com mudanças. Já cheguei a rodar 2500 km em uma semana e não baixa oleo nem esquenta. Não sei se tive sorte, mas e muito bom. Única coisa que tive q mexer foi a frente, pois bati em um cavalo e quebrou tudo. Tive q colocar toda a frente do Accelo, q coube direito. Então tenho um GMC Mercedez.

Unknown disse...

Estou querendo adquirir um 7110 2001 para trabalhar com frutas, devo rodar uns 1.500 km por semana, minha opção por este caminhão é o preço, tenho pouca experiência em caminhões, gostaria de alguns comentários que pudessem me ajudar, meu zap 27-998340447

Unknown disse...

Muito bom o motor

Marcionei disse...

Ola amigo ja mecheu nos freios do seu gmc eu tenho um e estou com problema em encontrar peças será q da de adaptar freio a ar nele?

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Não tenho um desses, mas não é impossível adaptar freio a ar. Eu até já vi algumas adaptações de freio a ar em modelos que originalmente usavam freio hidráulico, inclusive em GMC, mas a idéia de usar um compressor acionado por correia como eu costumo ver em adaptações me desagrada.

Unknown disse...

Preciso do eixo virabrequim do GMC 7110 motor isuzu 4 HF1 onde posso encontrar

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

De vez em quando aparecem anúncios de lojas de peças no MercadoLivre.

Unknown disse...

Tenho um vc 7110 e tá batendo válvula e não acho ninguém que quer mexer nele conhecem alguma mecânico em Cuiabá que regula

Anônimo disse...

Tenho um GMC 7110 ano 2000 bau, esta comigo a 18 anos, esta redondinho, só, troquei o sistema de freios dele , pneus e motor de arranque, estou muito contente com ele!

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.