Um dos grandes destaques recentes no segmento das pick-ups médias, a Foton Tunland tenta fugir do estereótipo de qualidade inferior relacionado a produtos chineses. Para tanto, lança mão de tudo do bom e do melhor: eixos Dana, caixa de transferência Borg-Warner shift-on-the-fly nas versões 4X4, câmbio Getrag e, como grande destaque, o motor Cummins ISF2.8 legítimo ao invés de imitações do Isuzu 4JB1-TC como é habitual em outras caminhonetes fabricadas na China. Convém ressaltar que, apesar da cilindrada de 2.8L, do layout de válvulas com comando no bloco e do turbocompressor de geometria fixa, proporciona desempenho comparável ao 1KD-FTV de 3.0L, comando de válvulas duplo no cabeçote (DOHC) e turbocompressor de geometria variável que a Toyota usa na Hilux.
Apesar de ainda não oferecer câmbio automático, conveniência que vem sendo cada vez mais apreciada, apresenta-se como uma opção bastante racional no segmento. Embora não tenha sido anunciado, pode-se prever uma boa chance da Tunland vir a ser produzida na fábrica que a Foton planeja erguer em Guaíba-RS.
4 comentários:
Não que o motor da Hilux seja a melhor referência, mas esse parece bem bom.
A tradição da Cummins como fabricante independente de motores deve ser sempre lembrada.
Parece mesmo uma Hilux xuningalada.
Cummins é mesmo o melhor em motor a diesel, tanto que a Dodge só não saiu do mercado com a Ram por causa do Cummins.
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