domingo, 2 de fevereiro de 2014

Importados usados: mosca branca ou mico preto?

A reabertura dos portos na década de '90 serviu para escancarar o abismo técnico entre os veículos brasileiros e o que havia em mercados mais abertos à livre concorrência. Atualmente, no entanto, alguns potenciais compradores ficam receosos quanto a uma indisponibilidade de peças de reposição para modelos como a Suzuki Baleno SW. De fato, conseguir alguns itens de acabamento não é tarefa das mais fáceis, embora alguma gambiarra solução alternativa possa ser implementada, por mais que às vezes o resultado estético fique um tanto discutível.
No caso específico da Baleno, a mecânica pode despertar preocupações, mas além de muitos componentes serem intercambiáveis com a linha Chevrolet/Opel e até com alguns modelos da Fiat, convém lembrar que o interesse despertado pelos sport-utilities da marca nipônica como o Grand Vitara faz com que não seja tão difícil encontrar mecânicos com boa-vontade para encarar o motor original.
Cabe salientar, no entanto, que para os 4X4 há públicos-alvo muito distintos, desde as madames que acreditam quando um picareta diz que o jipinho "nunca fez trilha" até uma turma mais engajada no off-road recreativo que dá o valor para alguns upgrades, inclusive trocas de eixos, câmbio, caixa de transferência e motor, visando sobretudo uma maior facilidade de manutenção.

A bem da verdade, hoje muitos componentes são fornecidos por sistemistas como a Bosch, a Denso, a Delphi, entre outras, e assim para reduzir custos é possível que modelos de segmentos muito diferentes tenham algumas peças compartilhadas. Quem diria que um Suzuki Vitara poderia usar o mesmo ar-condicionado de um simples Gol?

Às vezes, checando listas de peças equivalentes, nos deparamos com interessantes surpresas: quem poderia dizer que um Mercedes-Benz 300E, além de muitos componentes elétricos idênticos aos do Santana, usaria os mesmos terminais de direção da Brasília? A mesmíssima peça pode servir modelos com um status muito diferenciado, e sabendo onde procurar é possível fazer uma boa economia...

Na prática, o desconhecimento do grande público, além da ganância e má-vontade de alguns profissionais da área de manutenção automotiva que optam por se dar bem em cima de quem apareça na oficina com um veículo "diferente", são o que mais influencia na deterioração do valor de revenda de importados usados, como o Suzuki Swift, mesmo que ofereçam uma inegável superioridade técnica em relação a modelos de fabricação brasileira com uma proposta semelhante ou, em alguns casos, revelam uma relação custo/benefício até melhor que a de um "popular" zero-quilômetro quando se leva em consideração, além do consumo de combustível e outros insumos, a intercambialidade de peças com veículos mais comuns no mercado visando reduzir os gastos com manutenção geral, fazendo com que até uma caminhonete a diesel como a Mazda B2200 possa ser vista como um bom investimento. Assim, é possível levar mosca branca a preço de mico preto...

3 comentários:

Dieselboy sa Maynila disse...

Tras unos muchos años que no he visto un Brasilia, pero es muy bueno para la clase de los bantam. Me gusta la aptitud a recorridos por todo terreno. Acerca de los Suzuki creo que te acuerdes que a unos años usaban motor Peugeot diesel en India.

Anônimo disse...

Vale mesmo a pena esses carros importados. Eu tenho um Daewoo daqueles que é basicamente um Chevrolet coreano, as peças normalmente são as mesmas então o custo de reposição não é tão caro, e o melhor é não ser tão visado pela ladroagem, o que acaba sendo uma tranquilidade já que não fazem seguro de carro com mais de 10 anos.

Adailton disse...

Show de bola. Carro importado não é tanto aquele bicho de 7 cabeças todo, mas tem que ter um mecânico de confiança que não tenha medo de coisa nova nem queira ser desonesto só para se dar bem em cima.

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.