sábado, 1 de fevereiro de 2014

Utilitários chineses: tem futuro com as normas de segurança brasileiras?

Não faz tanto tempo que o mercado brasileiro passou a ser inundado por minivans chinesas, como a Effa ULC. Apesar do design até bastante arrojado, o layout de chassi é basicamente o mesmo de algumas versões antigas da Suzuki Carry, também conhecida como Daewoo Damas Labo ou Chevrolet CMV.

O preço convidativo e a facilidade na montagem de implementos quando comparados com modelos nacionais numa mesma classe de capacidade de carga nominal, além da boa racionalização da extensão da plataforma de carga, fez com que rapidamente as pequenas caminhonetes chinesas ganhassem aceitação em vários segmentos industriais, comerciais, e de prestação de serviços, superando alguns receios relativos à rede de assistência técnica ainda um tanto restrita.

A recente alteração nas normas de segurança veiculares brasileiras para tornar obrigatório o airbag duplo e os freios ABS em automóveis e utilitários fabricados ou importados a partir de 1º de janeiro de 2014, entretanto, fez com que alguns questionamentos nesse âmbito passassem a ser dirigidos às pequenas caminhonetes chinesas: há quem questione a possibilidade de incorporar equipamentos de segurança como airbag duplo e freios com ABS numa plataforma com idade tão avançada, mas a bem da verdade esse é o menor dos problemas. A viabilidade técnica existe, mas apesar do ABS ter uma inegável utilidade o airbag acabaria sendo como enxugar gelo.
Alguns questionariam o layout de cabine avançada, usado nas Effa ULC e na Towner Junior, por impedir o uso de zonas de deformação programada, embora alguns reforços estruturais pudessem auxiliar na absorção e redistribuição de impactos.

Em outros modelos, como a Hafei Towner e a Chang'An Star baseadas numa versão mais recente da Suzuki Carry, o layout de cabine semi-avançada oferece um maior potencial para melhorias no âmbito da segurança. A plataforma mais recente já até prevê a instalação do sistema ABS e do airbag, suprimidos nas cópias chinesas mais simples e atualmente obrigatórios no mercado japonês.

No caso específico das Chang'An Star, vale destacar que algumas versões destinadas aos Estados Unidos, onde são autorizadas apenas para o uso em locais fechados ao tráfego, e nem sequer são homologados pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration - Administração Nacional da Segurança do Tráfego Rodoviário) para uso em vias públicas, sempre foram disponibilizadas com um sistema de ABS mecânico semelhante ao que vem sendo adotado em motos chinesas, e muito usado em aviões de pequeno porte desde os anos '50.

Com pouca oferta de veículos para transporte de até 6 passageiros além do motorista (embora no máximo 5 passageiros ainda tenham conforto razoável), e a grande maioria dos seven-seaters disponibilizada em segmentos mais prestigiosos, e portanto de alto custo, acaba ficando aberto um nicho para as microvans chinesas, algumas delas com preço favorável até mesmo em comparação a um hatch "popular" de fabricação brasileira.
E apesar de um acréscimo no custo de aquisição que obviamente acompanharia a disponibilização de freios com ABS e airbag, ainda assim se posicionariam como uma opção atraente. As dimensões compactas também favorecem a manobrabilidade em áreas urbanas.
A importadora CN Auto, que desde 2008 comercializa a Towner (conhecida em outros mercados como Hafei Miniy), chegou a planejar a instalação de uma linha de montagem para os pequenos utilitários em Linhares, no Espírito Santo, usando peças chinesas mas também incorporando componentes de fabricação nacional, visando enquadramento no Novo Regime Automotivo (Inovar Auto), com início da produção local inicialmente previsto para 2015. Como há viabilidade técnica para a aplicação dos equipamentos atualmente obrigatórios, não parece haver tanta dúvida quanto à continuidade da oferta desses modelos no mercado brasileiro.

Cabe salientar que a CN Auto também comercializa no Brasil a van de grande porte Jinbei Haise, baseada numa geração anterior da Toyota HiAce e renomeada localmente como Topic, que já conta com ABS e EBD em outros mercados com características socioeconômicas semelhantes à problemática realidade brasileira, como a África do Sul e as Filipinas.

Fabricantes como a Shineray e a Rely (uma divisão da Chery destinada à fabricação de utilitários) chegaram mais recentemente e tentam se diferenciar da imagem de mera cópia de uma Suzuki Carry ao oferecer cabines um pouco mais encorpadas e acabamento interno com desenho mais elaborado, e também ganham força nesse segmento que vem se destacando pela competitividade, justificando o investimento nas atualizações necessárias para cumprir as novas exigências de segurança. Vale lembrar que a Shineray já está construindo uma fábrica em Pernambuco, e a Rely pode usar as instalações da Chery em Jacareí-SP.

O público brasileiro demonstrou grande receptividade aos utilitários chineses de pequeno porte, e um mercado com volumes de vendas como o nosso não deve ser visto com descaso. Apesar da complexidade e custo a serem acrescentados para cumprir as atuais normas de segurança, pode-se dizer sem medo de errar que o futuro para esses veículos ainda pode ser promissor...

4 comentários:

  1. essas vans pequenas sao bem praticas, eu achava que a maioria tinha airbags por que a maioria dos ching ling tinham esse equipamento, mas eu acho que nem airbag salva a galera nesses carros minusculos
    obs; Aquela Topic é feia pra caramba, tentaram enxertar uma frente atual e ficou simplesmente escrota

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  2. Curioso como las multicabs lo han quedado populares en Brasil. A mi me han encantado esas open-deck con la doble cabina.

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  3. Agora só sobrou aquela Rely Link mas eu nunca vi versão de carga dela.

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