quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Momento nostalgia: Fiat Uno Furgão

Não se pode negar que o Fiat Uno original, lançado na Europa em '83 e chegando ao mercado brasileiro no ano seguinte com algumas "tropicalizações", teve uma trajetória de bastante sucesso, tanto que permaneceu em linha até o fim do ano passado, saindo apenas por conta da obrigatoriedade de airbag duplo e freios com ABS nos carros produzidos a partir de 1º de janeiro de 2014, embora não fosse tecnicamente inviável oferecer airbag e freios ABS no Uno. Nem mesmo o lançamento do Palio em '96 e de um novo Uno baseado na 3ª geração do Fiat Panda europeu em 2010 foram páreos para o modelo antigo. Uma versão que hoje não é tão comum é o Uno Furgão, com capacidade de carga de 400kg num compartimento de aproximadamente 1200 litros que ocupa o espaço destinado ao banco traseiro e ao bagageiro nas outras versões e, embora fosse oferecido regularmente na Europa e na África do Sul (onde o Furgão era conhecido como Fiat Uno Espresso) desde o lançamento mundial do Uno, só passou a ser oferecida ao público brasileiro a partir de '91, normalmente só com pintura branca e equipado com o motor Fiasa 1.5 em versões a etanol ou gasolina, inicialmente com carburador mas a partir de '97 com injeção eletrônica multiponto. Até 2004 manteve esse motor, substituído pelo Fire 1.3 na mesma época que uma reestilização exclusiva para o mercado sul-americano (e estendida à África do Sul entre 2006 e 2008 quando o Uno brasileiro passou a ser exportado para aquele mercado) foi implementada. O exemplar das fotos, anterior à reestilização e ainda com motor Fiasa, chama atenção pela pintura amarela semelhante à da frota dos Correios, bem como pelo brake-light montado no teto ao invés da posição mais usual em hatchbacks que seria atrás do vidro traseiro.

Um comentário:

  1. Me ha acuerdado de los tiempos en que Francisco Motor Company y Fiat lo hacian el Uno en las Filipinas. No es un malo auto, pero creo que la Fiorino lo iba a ser una mejor opcion a nuestro mercado. Además, si lo querian competir en los taxis, el Duna iba a ser más razonable por cuenta del baúl más amplio.

    ResponderExcluir

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.