sábado, 18 de janeiro de 2014

Tobata rebaixada

Microtratores de duas rodas são muito populares entre os pequenos produtores rurais do sul do Brasil devido ao custo operacional baixo, e a Kubota acabou fazendo do antigo Tobatta o modelo mais popular no segmento e, apesar de não ser mais fabricado, continua como uma espécie de "nome genérico" para microtratores no mercado brasileiro, que tem hoje como principais fabricantes a Yanmar e a Tramontini.
Uma das típicas "bandinhas de alemão" que animam festas coloniais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o grupo gaúcho Fritz 4 pegou embalo na popularidade dos microtratores e, parodiando o hit "Camaro amarelo" da dupla sertaneja Munhoz e Mariano, apresentou a música "tobata rebaixada". A empresa catarinense Moldemaq, que produz implementos para microtratores, acabou levando a idéia ao pé da letra e montou uma carreta tracionada e com sistema de som para ser acoplada num microtrator equipado com rodas aro 17, direção hidrostática controlada por volante montado na carreta (normalmente usa-se um guidon montado no próprio trator), e rebaixado como era de se esperar. Caiu como uma luva para o clipe.

Quem já não se entusiasma por carros rebaixados, e não suporta aqueles marginais que penduram metade do corpo para fora da janela e gritam "chora boy, é fixa" cada vez que a jabiraca de molas cortadas encalha num buraco ou numa lombada, pode considerar ainda mais questionável a idéia de "tunar" uma máquina agrícola, mas pelo menos nenhuma Hilux, F-250 ou Ram sofreu maus-tratos para a realização desse projeto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.