segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Momento nostalgia: Chevrolet Bonanza

Produzida entre os anos de '89 e '94 pela General Motors do Brasil, a Chevrolet Bonanza era um equivalente brasileiro à Chevrolet K5 Blazer norte-americana de 2ª geração ('73-'91), mas simplificada a nível de opções de motor e câmbio. Equipada apenas com um câmbio manual de 5 marchas, sem opção pelo manual de 4 marchas ou os automáticos de 3 ou 4 do modelo estrangeiro, além de nenhum motor V8 na linha, tinha inicialmente apenas o tradicional "6 canecos" de 4.1L disponível em opções a etanol ou gasolina.
A partir de '90 passou a compartilhar os motores Diesel usados na D20, inicialmente o Perkins 4.236 (também conhecido como Q20B) de 3.9L e aspiração natural, e a partir de '91 o Maxion S4 de 4.0L tanto em versões aspiradas quanto turbo (S4T). Além de terem 4 cilindros, os motores Diesel usados na Bonanza se diferenciavam do Detoilet Detroit Diesel V8 de 6.2L da Blazer americana pelo sistema de injeção: os modelos nacionais, apesar do funcionamento mais áspero como seria de se esperar de motores desenvolvidos basicamente para usos agrícolas, estacionários/industriais e navais, já incorporavam injeção direta, enquanto nos Estados Unidos a injeção indireta perduraria até 1999, já na geração de utilitários conhecida como GMT400. Outra opção ausente na Bonanza era a tração 4x4, mas havia a opção do hoje raro kit de adaptação oferecido pela Engesa. O diferencial de deslizamento limitado Positraction, no entanto, era item de série em todas as versões.
Com a centralização da produção da D20 em Córdoba (Argentina) e o lançamento da versão brasileira da Blazer baseada na S10 em '95, já não parecia mais tão atrativo para a GMB manter a Bonanza em produção.

Enquanto a K5 americana serviu como base para um modelo de especificação militar da série CUCV (Commercial Utility Cargo Vehicle), a Bonanza não chegou a ser muito popular com as Forças Armadas. No entanto, de vez em quando aparece uma caracterizada de forma semelhante à CUCV.
Acessórios como o farol de black-out, os olhos-de-gato e a jerry-can fazem a diferença na caracterização da barca "fardada".

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei do post, muita coisa eu não sabia sobre a Bonanza, uma das GM utilitárias que gosto mais.

Dieselboy sa Maynila disse...

Guapa la Blazer brasileña, me ha gustado a esa blanca. Yo he visto unas camionetas Chevrolet brasilenãs en Arabia Saudí, pero de la Blazer solo tenian la americana.

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.