sábado, 4 de janeiro de 2014

Fiat Palio Weekend e Siena 6 Marchas: libertar os pôneis malditos não é tão difícil quanto parece

Já não é mais tão comum se deparar com os Fiats de motor 1.0L com câmbio de 6 marchas como a alguns anos atrás. Apesar da tributação diferenciada que favorecia o uso do motor menor, e até certo ponto viabilizando o uso de um câmbio que acabava sendo um pouco mais caro que um de 5 marchas, há quem ainda fique insatisfeito com o desempenho e manifeste o interesse em trocar o motor de uma Palio Weekend ou de um Siena 6 marchas. Não é tecnicamente inviável substituir o motor original por um Fire, mais moderno, por exemplo, mas mesmo para quem prefira manter o antigo Fiasa é relativamente fácil alterar a cilindrada e manter o bloco com numeração original para evitar os aborrecimentos junto ao Detran.

O motor de 1.0L tem pistões (76mm de diâmetro) e bielas (130mm de comprimento) idênticos aos das versões de 1.05L, 1.3L e 1.5L, com a variação de cilindrada devendo-se apenas a virabrequins diferentes que alteram o curso dos cilindros, mas são perfeitamente intercambiáveis entre as diferentes versões. Os coletores de admissão também são idênticos entre as versões com injeção eletrônica multiponto, facilitando o serviço, no máximo exigindo troca dos bicos injetores e uma reprogramação da centralina para compensar.
O câmbio de 6 marchas, sem dúvidas, foi uma boa alternativa para proporcionar um melhor aproveitamento dos modestos 61cv e 8,1mkgf e, considerando que tanto o Siena quanto a Weekend tem um peso maior que o Palio hatch em todas as versões, ainda causa alguma controvérsia que não tenha sido estendido às versões de maior cilindrada ao menos como opcional, apesar da concepção modular dos motores Fiasa tornar a adaptação perfeita, sem maiores dificuldades.

7 comentários:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Tem que ver se a capa seca do câmbio de 6 marchas é compatível com o motor 1.6 argentino (Sevel) ou se teria de usar alguma flange. Quanto a alterar relações de diferencial, é uma situação que envolve algum compromisso entre aceleração e velocidade final. Uma relação mais longa torna a aceleração mais lenta mas permite uma velocidade final mais elevada, enquanto uma relação curta tem o efeito inverso. O câmbio de 6 marchas foi usado no 1.0 justamente para contrabalançar esse problema.

Anônimo disse...

Boa tarde tenho uma weekend 6 marchas deu problema de câmbio, posso trocar por um de 5 marchas?

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Até pode, mas a relação de marcha vai ser mais adequada ao menor peso do hatch (ou a um motor mais forte).

Unknown disse...

É fácil trocar pinhão e coroa do Siens 6 marchas para uma relação mais longa? Os pinhões e coroas dos Palios de 5 marchas tem o mesmo encaixe?

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

A bem da verdade eu não tenho certeza se o acoplamento da coroa e do pinhão é o mesmo dos câmbios de 5 marchas. Também nunca vi trocarem a relação do diferencial nesse câmbio.

Divulgador Sincero disse...

Então daria para dar um fôlego melhor ao siena 1.0 6 marchas trocando apenas a virabrequins e reprogramando?

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

A princípio sim.

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