segunda-feira, 12 de maio de 2014

Uma reflexão sobre veículos off-road baseados no layout mecânico do Fusca

Notável como um dos carros "populares" mais marcantes do Século XX, o clássico Volkswagen Sedan Typ1 ("Fusca" no Brasil ou "Carocha" em Portugal) já tinha originalmente uma razoável capacidade de incursão por terrenos não-pavimentados que se mostrava particularmente útil em zonas rurais do interior da Alemanha, favorecido pela configuração de motor e tração traseiros. Tamanha era a aptidão do Fusca a cenários off-road que, após ter servido como base para o Kubelwagen da II Guerra Mundial, também passou a despertar algum interesse no mercado civil, e assim surgiram os "baja bugs" originalmente destinados ao uso em competições nos desertos da Baja California mas atualmente populares também no off-road recreacional numa ampla variedade de terrenos.
Embora um veículo que na essência segue basicamente como um Fusca modificado possa inicialmente não inspirar todo aquele imaginário constantemente associado a utilitários com tração nas 4 rodas, principalmente ao Jeep norte-americano, convém não subestimar...
O glorioso Jeep Willys MB foi um projeto até certo ponto elaborado de forma emergencial, e isso acabou se refletindo no desempenho. O peso em ordem de marcha na faixa de 1100kg pode não impressionar, mas já ultrapassou um limite de 725kg inicialmente previsto. O sistema de tração nas 4 rodas, embora tenha seus inegáveis méritos no tocante à mobilidade em terrenos severos, além de influir no peso, agregava mais atritos internos diminuindo a eficiência do conjunto de transmissão. Mesmo que na época não houvesse toda a pressão por metas de redução de emissões, um consumo de combustível mais contido traria vantagens bastante desejáveis ao processo logístico de suprimentos de combate...

A suspensão por eixos rígidos com feixes de molas semi-elípticas e os assentos com uma ergonomia precária do Willys passaram a ser alvo de críticas nas aplicações civis depois da guerra, provocando um desgaste físico mais intenso dos operadores, e nesse contexto o layout do Fusca com suspensão independente nas 4 rodas por barras de torção na frente e semi-eixos oscilantes com molas helicoidais atrás trazia uma notável melhoria no conforto. Cabe salientar ainda que um Fusca normal costuma pesar em torno de 800kg, num baja é possível até aliviar um pouco devido ao vasto uso de peças em fibra de vidro. Com referência ao impacto ambiental do uso de veículos motorizados em incursões fora-de-estrada, um aspecto interessante a se destacar é a menor compactação do solo proporcionada pelo peso mais contido num baja em comparação a um utilitário de concepção mecânica mais pesada...

No mercado brasileiro tiveram bastante sucesso os Gurgel série Xavante, como o X-12, introduzidos na década de '70 quando as opções eram bem mais limitadas, e os poucos 4X4 disponíveis regularmente eram o Jeep Willys já produzido pela Ford e o Toyota Bandeirante. Se parecia muito pretensioso tentar disputar mercado com tais modelos usando apenas o austero conjunto mecânico da Volkswagen, os pequenos Gurgel tinham como vantagens a leveza e a ergonomia, contando até mesmo com assentos anatômicos co-projetados por um ortopedista. Para a Ford seria necessário produzir o Jeep num volume mensal mínimo de 300 unidades para garantir a rentabilidade dessa operação, mas num dado momento a competição com o Gurgel, mais econômico e de fácil manutenção, levou a Ford a desistir do Jeep no Brasil em '83.
Ainda que a tração nas 4 rodas pudesse fazer falta ao Gurgel em alguns momentos mais extremos, um guincho mecânico com 25 metros de cabo (opcional) e um sistema de frenagem seletiva das rodas traseiras (anunciado como Selectraction) destinado a emular o efeito de um diferencial blocante ao transferir manualmente uma maior proporção do torque para a roda traseira que estivesse em contato com uma porção mais firme do terreno já se mostravam providenciais na maior parte das situações enfrentadas pelos off-roaders brasileiros tanto a trabalho quanto no lazer.

Vale recordar que a concepção básica da série Xavante durou até '95 nos últimos momentos da Gurgel Motores S.A. com o modelo Tocantins, já enfrentando a concorrência de utilitários com tração nas 4 rodas de concepção mais moderna como o Suzuki Vitara.

Outro tipo de veículo off-road baseado no Fusca que também conquistou uma vasta legião de entusiastas são as chamadas "gaiolas", caracterizadas pela estrutura tubular e cabine normalmente mais aberta. Embora muitas acabem recorrendo a outros motores que não o tradicional "boxer" refrigerado a ar, permanecem o motor e tração traseiros. Originalmente desenvolvidas por surfistas californianos para ir à praia, atualmente são mais populares até mesmo em trilhas pesadas, onde a agilidade proporcionada pelo peso até mais contido que num Fusca se mostra favorável à transposição dos obstáculos. Porém, devido ao custo e à burocracia para regularizar um veículo de fabricação artesanal, é um tanto incomum se deparar com uma "gaiola" em ambiente urbano, portanto isso acaba fazendo com que não tenham tanto apelo junto ao grande público, que tende a dar preferência a veículos que não tenham o uso tão restrito.

De um modo geral, por mais que atualmente sejam um tanto subestimados, é importante frisar que os veículos off-road baseados no layout mecânico do Fusca costumam apresentar capacidades de incursão mais dignas que as de muitos soft-roaders baseados em carros "populares" mais modernos, além da relação custo/benefício favorável mesmo diante de concorrentes que de algum modo possam ser reputados tecnicamente superiores como não deixa de ser o caso do Jeep (considerando também reinterpretações do velho Willys como o atual Wrangler)...

3 comentários:

João Augusto disse...

Meu pai é um fã do Amaral Gurgel, mas daqueles que fica feroz quando falam mal de Gurgel mesmo.

Vinícius disse...

Eu tenho um baja que eu uso só em trilha mesmo já que o meu eu não emplaquei, e é guerreiro o carrinho. Já até reboquei um jipe com ele, mas o meu tem motor de Passat.

Rafael disse...

até que são legais mesmo esses fuscas modificados mas eu continuo preferindo jipe

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.