quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Chevrolet Veraneio M

A partir de '94, com a transferência da produção das pick-ups Chevrolet série 20 (D-20/C-20) para a Argentina, acabou-se por simplificar a linha e concentrar apenas na versão de cabine simples e chassi curto, eliminando também os utilitários-esportivos Bonanza (de duas portas e chassi mais curto que o da pick-up) e Veraneio (com 4 portas e baseada no chassi longo original da pick-up). Como a Blazer só seria lançada no mercado brasileiro em '95, a alternativa encontrada pela General Motors para atender principalmente às polícias foi desenvolver, em parceria com a extinta Envemo, o modelo que acabou ficando conhecido como Veraneio M, produzido sob encomenda até '97. Parte do teto e a tampa do bagageiro eram feitos em fibra de vidro. Embora fosse disponível uma opção de motor Diesel, que era o mesmo Maxion S4 oferecido na D-20, a opção mais comum foi pelo bom e velho "6 canecos" de 250pol³ (4.1L) e injeção eletrônica compartilhado com o Omega brasileiro e a C-20, cujo desempenho era mais adequado ao cenário operacional no policiamento ostensivo e patrulhamento rodoviário. Um dos principais operadores a usar o modelo foi a Polícia Rodoviária Federal. Encontrar algum exemplar remanescente já não é tão fácil, mas a uns 6 dias atrás vi esse exemplar na Rua dos Andradas, popularmente conhecida como "Rua da Praia", no centro de Porto Alegre.

Um comentário:

Claudiomar disse...

Já vi algumas dessas Veraneios mais curtas mas nunca me passou pela cabeça que elas fossem feitas na Argentina.

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.