we don't ride to provide a good story for the kids
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Porsche Carrera GT
Porsche Carrera GT, modelo fabricado entre os anos de 2004 e 2007. O "anti-Ferrari", um esportivo puro e bruto, que durante o ciclo de produção foi disponibilizado exclusivamente com câmbio manual.
O motor dele tem 42hp a mais que o Cayenne Turbo S de 1ª geração, mas 160Nm a menos, e convenhamos que o torque faz a diferença num modelo mais pesadão.
Na verdade o Cayenne Turbo S já tem 2 turbos, um para cada bancada de cilindro. Tem outros ajustes que podem ser feitos, desde perfil de comando de válvulas até mapeamentos de injeção.
Mas eu estou falando de biturbinar ESTE motor, DESTE carro, o Porsche Carrera. Eu estou falando de biturbinar o motor V10 do Porsche Carrera. Imagina o resultado.
Dependendo do acerto final talvez nem o Bugatti Veyron conseguisse acompanhar, ou faltasse controle da tração. Mas vá lá, com a onda do downsizing seria perfeitamente justificável usar o motor do Cayenne Turbo S com algum remapeamento de injeção, alterações no fluxo dos cabeçotes e coletores de admissão e escape e alguma outra calibração do comando de válvulas numa reedição do Carrera GT, a exemplo da nova BMW M5 que substituiu o motor 5.0L V10 aspirado por um 4.4L V8 biturbo...
Se a BMW tivesse optado por biturbinar o 5.0 V10, em vez de substituí-lo por um 4.4 V8, não teria pra ninguém. O V10 biturbo teria MUITO MAIS apelo. Lembrando que o V8 biturbo dos Mercedes 63-AMG tem, na verdade, 5.5 litros. O que joga por terra muitas teses, antíteses, hipóteses e sínteses. E todos os BMW M5/M6/X5M/X6M teriam um motor BEEEM mais interessante.
Não vou negar que o motor antigo, caso recebesse uns upgrades e os turbos, ficaria um foguete. Mas, se a BMW conseguiu conciliar um desempenho digno com um motor mais de acordo com o que o mercado tem procurado, mérito deles...
8 comentários:
Deveriam colocar o motor desse caro em uma versão especial do Panamera, ou do Cayenne. Ou ressuscitar o 928 com esse motor.
O motor dele tem 42hp a mais que o Cayenne Turbo S de 1ª geração, mas 160Nm a menos, e convenhamos que o torque faz a diferença num modelo mais pesadão.
Então é só biturbinar o bicho, e tá resolvido o problema. Vai passar a ter 160Nm a mais, em vez de a menos, e ainda mais potência.
Na verdade o Cayenne Turbo S já tem 2 turbos, um para cada bancada de cilindro. Tem outros ajustes que podem ser feitos, desde perfil de comando de válvulas até mapeamentos de injeção.
Mas eu estou falando de biturbinar ESTE motor, DESTE carro, o Porsche Carrera. Eu estou falando de biturbinar o motor V10 do Porsche Carrera. Imagina o resultado.
Dependendo do acerto final talvez nem o Bugatti Veyron conseguisse acompanhar, ou faltasse controle da tração. Mas vá lá, com a onda do downsizing seria perfeitamente justificável usar o motor do Cayenne Turbo S com algum remapeamento de injeção, alterações no fluxo dos cabeçotes e coletores de admissão e escape e alguma outra calibração do comando de válvulas numa reedição do Carrera GT, a exemplo da nova BMW M5 que substituiu o motor 5.0L V10 aspirado por um 4.4L V8 biturbo...
Se a BMW tivesse optado por biturbinar o 5.0 V10, em vez de substituí-lo por um 4.4 V8, não teria pra ninguém. O V10 biturbo teria MUITO MAIS apelo. Lembrando que o V8 biturbo dos Mercedes 63-AMG tem, na verdade, 5.5 litros. O que joga por terra muitas teses, antíteses, hipóteses e sínteses. E todos os BMW M5/M6/X5M/X6M teriam um motor BEEEM mais interessante.
Não vou negar que o motor antigo, caso recebesse uns upgrades e os turbos, ficaria um foguete. Mas, se a BMW conseguiu conciliar um desempenho digno com um motor mais de acordo com o que o mercado tem procurado, mérito deles...
Postar um comentário
Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.
Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.
Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.