quinta-feira, 28 de março de 2013

Side-cars: ame ou odeie

Alguns depósitos de gás de cozinha e água mineral são os principais usuários de side-car em Porto Alegre
Uma das opções para melhorar a capacidade de carga numa motocicleta, e possibilitar a acomodação de volumes maiores com mais conveniência, o side-car ainda não é tão popular no mercado brasileiro. Enquanto no exterior é bem-aceito até para transporte de passageiros e usado em motos de diversos tamanhos, por aqui acabou ganhando mais espaço nas aplicações utilitárias acoplado a motos de pequena cilindrada. Destaca-se como uma opção mais simples e facilmente reversível que as conversões para triciclo, podendo ser até intercambiável entre diferentes motocicletas de porte semelhante.


No entanto, enquanto os triciclos constituem uma "alteração de características", o side-car é constituído por uma estrutura independente, da mesma forma que os reboques usados em caminhões, portanto, quando não for averbada no registro do veículo a conversão para triciclo, pode ser exigida uma placa para o side-car.
Outro ponto que exige bastante atenção é a dirigibilidade: ao contrário dos triciclos, que tem a roda direcional mais centralizada, numa moto acoplada ao side-car fica do lado oposto ao acoplamento. Em curvas, os efeitos são mais sensíveis, com diâmetro de giro ligeiramente maior para o lado onde o side-car é acoplado, além de algum perigo de tombamento para o lado oposto sobretudo quando o side-car está descarregado, pode ser utilizado um limitador de curso para equalizar os diâmetros de giro, ou um amortecedor de direção, que é a opção mais adequada para melhorar a estabilidade direcional. Logo, apesar do custo inicial reduzido e da maior simplicidade em comparação com as conversões para triciclo, é mais fácil apreciar o side-car como curiosidade e elemento de estilo do que como uma solução prática.

2 comentários:

  1. side-car é legal mas em moto pequena força demais o motor, o bom seria no mínimo uma moto de 400cc daí não precisaria nem de carro para usar em viagens mais longas

    ResponderExcluir
  2. Side-car fica bonito em moto européia tipo as BMW antigas ou as inglesas, e só, e tem que ser daquele que parece o cockpit dum caça antigo.

    ResponderExcluir

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.