quarta-feira, 1 de maio de 2013

Freios com ABS mecânico

Algumas motos chinesas tem vindo com um sistema de ação semelhante ao ABS, mas de ação totalmente mecânica, sem uma eletrônica muito sofisticada. Basicamente, uma válvula acoplada a cada pinça (ou a tambores em alguns automóveis que ainda os usam nas rodas traseiras e também são equipados com esse ABS mecânico) modula a pressão hidráulica gerada ao se acionar os freios, visando uma maior progressividade na frenagem, evitando um travamento muito brusco das rodas que possa comprometer a estabilidade direcional. O tamanho mais compacto em comparação aos sensores e atuadores de um ABS eletrônico tradicional pode ser considerado uma vantagem, além de não causar trepidação no manete ou pedal de freio como é uma reclamação bastante freqüente de usuários de veículos com ABS. No entanto, há algumas limitações no tocante à adaptabilidade às condições do terreno.

3 comentários:

  1. será que pode adaptar isso na kombi?

    ResponderExcluir
  2. Vender esse treco como ABS é quase uma blasfêmia, mas já é melhor do que não ter nenhuma assistência no freio na hora de uma situação crítica.

    ResponderExcluir

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.