Considerando no entanto a qualidade nem sempre exemplar da pavimentação nas principais vias brasileiras, motocicletas trail, também conhecidas como on/off-road, como a Honda NXR 150 Bros e a Yamaha XTZ 125, tem oferecido uma boa relação entre robustez e baixo custo operacional, além de uma aptidão moderada ao enfrentamento de terrenos mais severos no off-road recreacional, desempenhando uma função que pode ser classificada
Para conciliar um desempenho mais adequado aos distintos cenários operacionais com alguma economia de combustível, a faixa de cilindrada entre 250cc e 400cc mostra-se a mais favorável, com destaque para modelos como a Yamaha Ténéré 250 e a Honda NX4 Falcon.
Também merece menção a Honda XRE300. Ainda que o design seja mais controverso que o da antecessora Honda XR 250 Tornado (como pode ser notado pelos apelidos "Pica-Pau" e "mosquito da dengue"), além do câmbio de apenas 5 marchas contra o de 6 que se usava na Tornado, é uma das poucas motos nacionais de baixa cilindrada a oferecer freios com ABS como opcional. Tal dispositivo proporciona frenagens mais seguras mesmo que as condições de aderência da pista não estejam tão próximas do ideal.
Pesando os prós e contras, e considerando ainda as condições de pavimentação e velocidade nas rotas a serem percorridas, escolher a motocicleta mais adequada não é tão difícil quanto pode parecer inicialmente.
2 comentários:
Na pista da auto-escola é até fácil usar a embreagem, mas na cidade freando subitamente pode ficar até perigoso, por isso que é bom a automática da Honda Biz. Mas se tivesse esse sistema pelo menos como opcional eu até arriscaria pegar uma moto maior e talvez até criasse coragem de pegar estrada de vez em quando.
Uma maior disponibilidade da embreagem automática em motos de maior cilindrada até seria mesmo bem-vinda, apesar do preconceito de alguns motoqueiros. Vale lembrar que a própria Honda chegou a oferecer nos mercados americano e canadense câmbio semi-automático de duas marchas (embora muitos confundissem com um automático propriamente dito) na Honda CB 750 entre '76 e '78 e em '78 na CB 400.
Postar um comentário
Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.
Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.
Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.