sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Momento nostalgia: Fiat Palio Weekend 6 marchas

Com a legislação brasileira impondo aos carros "populares" a cilindrada de até 1.0L como limite para se enquadrar na tributação diferenciada, fazer com que o motor mantivesse um desempenho adequado mesmo com a carroceria mais pesada de uma station-wagon era um desafio. No caso da Fiat, que persistia com o motor de 8 válvulas enquanto concorrentes da Chevrolet e da Volkswagen lançavam mão das 16 válvulas nos motores 1.0L destinados às wagons, a solução encontrada foi um câmbio de 6 marchas, com um escalonamento melhorado para aproveitar com mais eficiência os modestos 61cv e 8,1m.kgf do motor Fiasa 1.0L em comparação com o câmbio de 5 marchas usado no Palio hatch.
Em '99 ganhava as ruas a Palio Weekend 6 marchas, primeiro carro de fabricação brasileira com um câmbio manual de 6 marchas, item ainda não muito usual no mercado local. A solução foi usar uma versão modificada do câmbio do Fiat Punto europeu contemporâneo, que usava um motor Fire 1.1L de 55cv e 8,6m.kgf. Para atender à Palio Weekend, o diferencial e a 1ª marcha tinham relações mais curtas, proporcionando uma maior agilidade nas arrancadas, retomadas de velocidade para executar ultrapassagens e transposição de trechos em aclive. O Fiat Siena 6 marchas, lançado no ano anterior, era inicialmente fabricado na Argentina, ainda que a versão fosse orientada basicamente a essa particularidade mercadológica brasileira. No entanto, o câmbio de 6 marchas perdeu espaço quando o modelo passou a usar o motor Fire 1.0L de 16 válvulas no ano 2000 acompanhando a 1ª reestilização do Palio.

6 comentários:

  1. Foi uma mancada da Fiat ter tirado de linha o câmbio de 6 marchas no Siena e na Palio Weekend. Cheguei a ter um Siena de 6 marchas e até que é um carro bom, tem conforto e nunca me deu problema, mas tive que vender para terminar uma obra na casa.

    ResponderExcluir
  2. É de se lamentar que a Fiat tenha andado para trás e parado de oferecer esse câmbio. Mesmo com a Palio Weekend de 16 válvulas teria sido melhor esse câmbio para ajudar a encher mais o motor na arrancada.

    ResponderExcluir
  3. Estive olhando uma dessas usada para comprar, mas acabei deixando passar. Ao contrário de muita gente que diz odiar carro 1.0 eu até gosto deles.

    ResponderExcluir
  4. comprei 1.0 6marchas adorei muito quem mi vendeu si arrependeu

    ResponderExcluir
  5. Tenho um carro dese muinto bom

    ResponderExcluir
  6. boa noite amigos alguém sabe aonde posso encontrar o manual do propietario e de manutençao do Siena 6 marchas nao consigo achar nada sobre ele se puderem me ajudar ficarei muito agradecido
    muito obrigado

    ResponderExcluir

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.