segunda-feira, 5 de maio de 2014

Ford Escort e Toyota Hilux de 1a geração

Quem vai gostar desses "rasga-trapos" que eu vi em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, é o Kiko Molinari, do blog Carros Raros BR, afinal não é todo dia que se vê um exemplar das primeiras gerações do Ford Escort e da Toyota Hilux em território brasileiro.

Sob um olhar mais desatento, o Escort de 1a geração produzido entre '68 e '76 poderia ser facilmente confundido com um Ford Corcel I brasileiro, embora seja um pouco menor e tenha algumas diferenças no layout mecânico. A carroceria monobloco e a tração traseira por eixo rígido contrastam com o semi-monobloco e a tração dianteira com juntas homocinéticas usados no Corcel, que reaproveitava o layout mecânico originalmente desenvolvido para o Renault 12 que ia ser produzido no Brasil sob licença pela Willys Overland. Convém destacar, no entanto, que o Corcel I não foi tão popular em mercados de exportação nem mesmo em outros países da América do Sul, apesar do Corcel II ter sido oferecido também no Uruguai, Chile e Venezuela, já quando o Escort também havia passado para uma 2a geração. O motor do Escort das fotos era da série Kent com cabeçote Crossflow, conceitualmente semelhante aos HCS e Endura-E que equiparam a 3a e a 4a geração do Ford Fiesta, e o câmbio manual de 4 marchas (com opção por um automático de 3 marchas). Em função da octanagem mais limitada da gasolina nos países sudacas sul-americanos, o mais provável é que fosse usada a versão de 1.3L desse motor, enquanto opções entre 0.94L e 1.1L fossem oferecidas na Europa, Ásia (incluindo Israel, onde só foram usados os menores motores) e África.

Quem vê a opulência da atual geração da isca para pescar piranha Toyota Hilux certamente se surpreenderia com o começo mais modesto. Feita entre '68 e '72, tinha um câmbio manual de 4 marchas e tração traseira como única opção, e motor 2R de 1.5L e 77cv a gasolina, substituído em '71 pelo 12R de 1.6L e 90cv. Opções hoje muito populares no segmento como cabine dupla, tração 4X4 e motores a diesel nem sequer estavam disponíveis. Cabe destacar que o exemplar das fotos, flagrado no exato momento em que cruzava a fronteira vindo de Rivera para Livramento, estava levemente descaracterizado com lanternas traseiras de Ford Pampa e um retrovisor externo de plástico montado na porta do motorista, mas ainda preserva os elegantes retrovisores cromados montados nos para-lamas dianteiros como era o padrão no Japão à época.

Ambos estavam com placas uruguaias, e num estado de conservação até muito bom para daily-drivers com mais de 40 anos de fabricação...

4 comentários:

Dieselboy sa Maynila disse...

Bonito el Escort. Hay mucho tiempo que no veo un de eses.

Filippe disse...

Que isca de pescar piranha que nada, com uma Hilux dessa o gringo pega no máximo meia dúzia de piava.

Jonathan Rosa disse...

Mais bonito que o Corcel esse Escort é.

Gustavo disse...

Ficaria perfeito para montar uma racing replica inspirado nos Escorts que corriam em rally.

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