sábado, 3 de maio de 2014

Triciclo de cabine fechada: uma boa solução de transporte urbano leve

Embora o povão brasileiro ainda considere os triciclos mais como uma mera excentricidade que como uma alternativa racional para atender a diversas demandas, o Uruguai tem uma participação cada vez mais expressiva desse tipo de veículo no mercado local, e já se vê por lá até alguns modelos com cabine fechada. No caso do exemplar retratado nesssa fotos, de tamanho próximo ao das pick-ups subcompactas chinesas, equipado com motor monocilíndrico de 200cc de refrigeração líquida e capaz de alcançar uma velocidade máxima em torno de 60km/h e médias de consumo na faixa dos 25km/l, a cabine conta ainda com acomodação para um passageiro, e comandos em padrão automotivo com volante ao invés do guidon normalmente usado nos triciclos de cockpit aberto. Convém salientar, ainda, que a segurança também é favorecida, reduzindo o risco de objetos arremessados em direção ao veículo (tanto de forma acidental quanto intencional) atingirem diretamente o motorista e eventualmente acarretarem numa perda de controle do veículo. Além das finalidades comerciais, também acabam ganhando espaço mesmo como meio de transporte particular, servindo como uma alternativa com custos de aquisição e manutenção reduzidos em comparação a um automóvel subcompacto. Além do consumo de combustível mais contido, merecem destaque tanto sob o ponto de vista financeiro quanto ecológico a redução no volume de insumos necessário tanto para a fabricação do veículo quanto das peças de reposição que venha a necessitar durante a vida útil operacional.

7 comentários:

Dieselboy sa Maynila disse...

No dejes el Mr. Bean ver eso.

Filippe disse...

Joga uma capota alta na carroceria e as dogueiras já vão poder substituir as towners.

Manoel Caetano disse...

Parece bom para a cidade, mas uma maior reserva de potência seria crucial para enfrentar o tráfego extra-urbano.

Fábian disse...

Me gustan esas motocargos chinas, pero a mi lo veria mejor un con manubrio de moto que recoge menos encargos.

Fabrício disse...

Se tivesse motor de pelo menos 400cc e levasse uns 600kg de carga eu compraria um.

Unknown disse...

sabe indicar um fabricante?

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Infelizmente a nível de Brasil não temos opção

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.