terça-feira, 12 de setembro de 2023

Corsa/Classic: um exemplo que deveria justificar uma maior oferta de pneus aro 13 para reposição

Um daqueles carros da década de '90 e começo dos anos 2000 que ainda se vê aos montes pelo Brasil é o Corsa, e com destaque para a carroceria sedã desenvolvida especificamente para o mercado nacional mas também bastante útil como ponta de lança para a GM se firmar em regiões como a China onde era vendido inicialmente como Buick ao invés de Chevrolet e na Índia onde era um Opel, sendo inevitável uma alusão ao Fusca embora o Corsa nunca tenha chegado a ser líder de vendas durante a produção no Brasil como foi o Fusca. Tendo sido originalmente equipado com pneus aro 13, e a medida 165/70 R13 tornando-se padrão quando já pelo final dos anos '90 a medida 145/80 R13 já estava ficando escassa no Brasil para reposição, hoje é difícil encontrar pneus aro 13 de boa qualidade para o Corsa, por mais que as medidas 165/70 R13 e 175/70 R13 ainda possam ser encontradas com menos dificuldade que outras do aro 13. E também acaba sendo justificável uma comparação com a disponibilidade de pneus aro 15 na medida 5.60-15 original do Fusca, para a qual existe uma oferta razoável embora predominem pneus diagonais nesse caso, até em parte pela cultura da preservação de carros antigos no Brasil ter demorado a se firmar como um negócio a ser tratado com mais seriedade ao invés de ser visto só como um hobby.

Às vezes por uma oferta maior da medida 175/70 R13 na atualidade, motivada por ser apontada como a mais próxima para substituir a medida 155/80 R13 originalmente usada em modelos Fiat e Volkswagen contemporâneos ao Corsa, e às vezes por outros motivos como os 7mm a mais de altura livre do solo ou eventualmente proporcionar uma relação final um pouco mais longa que melhore a velocidade final em estrada, também acaba sendo comum usar essa medida para reposição no aro 13. E a bem da verdade, o uso de pneus aro 14 ou 15 até em gerações mais recentes de carros "populares" tende a pressupor uma dificuldade futura ainda maior na reposição para o aro 13, lembrando também a medida 185/70 R13 que foi muito usada em veículos de faixas de tamanho maiores que a do Corsa, e hoje particularmente rara a ponto de ser comum a substituição por medidas que alteram o raio total do conjunto ou mesmo trocar as rodas aro 13 pelo aro 14 com medidas que eventualmente mantenham o raio original, em que pesem os potenciais prejuízos ao conforto devido ao perfil mais baixo. E mesmo considerando a disponibilidade limitada da medida 6.45-13 diagonal com câmara para reposição, que é mais compatível com a medida 185/70 R13 comparada à 145/80 R13 ou a 165/70 R13 que melhor se ajustam ao Corsa/Classic, ainda é pertinente destacar que os pneus radiais sem câmara passaram a dominar a preferência do público, tanto que mesmo em modelos antigos há quem procure medidas adaptáveis para substituir os diagonais, logo é pouco provável que alguém vá querer fazer o inverso com um Corsa que sempre teve pneus radiais no Brasil.

Além da medida correta de pneus contribuir para um desempenho bem ajustado mesmo com motores de potência e torque modestos, e também impacta no consumo de combustível de acordo com as condições de terreno e de tráfego, é justo considerar os pneus como item de segurança e portanto a disponibilidade de medidas corretas é ainda mais importante, considerando a frota circulante no Brasil ainda ter muitos exemplares tanto do Corsa/Classic quanto de outros modelos anteriormente equipados com pneus aro 13. E assim como um menor hoje pode ver um Classic praticamente sob uma mesma perspectiva que se via um Fusca entre 20 e 30 anos atrás, e até menos de 10 anos atrás permanecia fácil encontrar pneus 5.60-15 para Fusca em grandes supermercados, na prática a situação do aro 13 é mais complicada tendo em vista a relativa facilidade para encontrar medidas nos aros 14 e 15 facilmente adaptáveis ao Fusca e a outros carros que usavam medidas com um raio dinâmico mais próximo do original, enquanto o aro 13 vá depender mais da disponibilidade de médio a longo prazo na China e na Índia para facilitar a reposição no Brasil. Enfim, por mais que pareça fácil justificar a mudança para o aro 14, melhor seria o aro 13 ter uma oferta mais consistente para reposição.

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