sábado, 2 de março de 2013

Climatização evaporativa: uma alternativa econômica para melhorar o conforto térmico

Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais corriqueira a utilização de condicionadores de ar em automóveis, tanto em função do maior conforto quanto por segurança. No entanto, alguns modelos como a Kombi ainda não oferecem o equipamento nem como opcional, restando poucas alternativas além de adaptações com um custo bastante elevado. Nesse cenário, a climatização evaporativa desponta como uma alternativa mais acessível e tecnicamente simples.

Enquanto um sistema de ar condicionado para um automóvel compacto dificilmente vá acrescer menos de R$1.500,00 ao preço do veículo 0km, e ultrapassando facilmente os R$5.000,00 num utilitário de grande porte, um bom climatizador já pode ser encontrado por menos de R$900,00 e, por não ter um compressor que normalmente é acionado pelo motor do veículo, já promove uma considerável redução no consumo de combustível e acarreta menos prejuízos ao desempenho.
Fiat Ducato: nem a aplicação como ambulância serviu como impedimento à utilização do climatizador evaporativo

O layout mais usual para climatizadores evaporativos destinados a aplicações veiculares são módulos independentes montados sobre o teto do veículo, já com um pequeno reservatório de água incorporado, e um ou mais reservatórios suplementares que podem ser adicionados para manter a climatização em trajetos mais longos.
Volvo N10 equipado com climatizador evaporativo: reservatório de água montado atrás da escada de acesso ao teto
Ganharam significativa popularidade entre os caminhoneiros, visto que o funcionamento independente do motor do veículo os permite manter o equipamento em operação durante as pausas para descanso.

O princípio básico de funcionamento é semelhante ao da refrigeração por absorção mas, ao invés de usar um circuito fechado preenchido com um fluido à base de amônia que necessita ser aquecido para circular por convecção dentro de serpentinas metálicas, usa a aspersão de água diretamente sobre o volume de ar a ser refrigerado. Um filtro texturizado evita que ocorra um indesejável gotejamento no interior do veículo, mas ainda assim o ar fica um pouco mais úmido através do processo de climatização evaporativa.

Já em comparação com um ar-condicionado convencional, convém salientar duas diferenças mais nítidas: além de deixar o ar mais "seco", o que tende a provocar desconfortos respiratórios mais facilmente, perde eficiência ao transitar com janelas abertas, medida que tem levado ao uso de janelas fixas em ônibus. Enquanto isso, num veículo equipado com climatizador evaporativo, um fluxo de ar mais livre acaba por promover uma redução mais sensível da temperatura a bordo devido à maior renovação de ar.

Apesar de tantas qualidades, porém, há que se frisar uma desvantagem inerente à climatização evaporativa: em locais com umidade relativa do ar mais elevada, o sistema proporciona uma refrigeração menos intensa que um ar-condicionado convencional, além de requerer uma renovação de ar mais intensa de modo a reduzir a proliferação de fungos e outras pragas no interior do veículo.

Para aplicações estáticas, também é possível usar a climatização evaporativa, em alguns casos até com equipamentos mais rústicos que acabam por emitir uma névoa diretamente no ambiente, exigindo portanto que se mantenha uma distância mínima do dispositivo para evitar as eventuais inconveniências de um gotejamento, além de apresentar níveis de ruído mais elevados. Poderia até funcionar a contento num veículo de grande porte, como um ônibus urbano articulado, mas não seria o mais recomendado...

Nem mesmo o americaníssimo International 9200 escapou de receber um climatizador evaporativo... 
Logo, por mais que seja injustamente estigmatizada como uma mera gambiarra e esteja mais difundida no mercado brasileiro junto a aplicações de transporte profissional, a climatização evaporativa apresenta aspectos que a qualificam como uma solução bastante acertada para atender às necessidades de parte considerável do mercado automobilístico em geral...

21 comentários:

juscelino disse...

esses climatizador é bom, podia ter dele como opcional nos carros, minha mulher tem asma e de ves em quando passa mal em ambiente com ar condicionado normal

Claudiomar disse...

Botar umas pedra de gelo no tanque de água ajuda a gelar mais igual ar condicionado de verdade.

César disse...

Fiz a burrada de comprar um carro sem ar condicionado a 2 anos atrás, um Fiat Uno mille, mas foi o primeiro carro novo que eu consegui comprar e como não quero me desfazer dele tão cedo agora pretendia instalar ar condicionado por conta própria já que eu monto ar condicionado residencial e predial mas depois de ver o preço só de peça cheguei a me assustar e ainda tem que abrir o painel. Será que vale a pena usar desse climatisador de caminhão no lugar?

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Tem que ter muito cuidado com a instalação: centralizar bem antes de cortar o teto, lixar ao redor do corte para evitar rebarbas metálicas, reaplicar o tratamento anticorrosivo e repintar onde tenha ficado chapa exposta, instalar a borracha de vedação, e há quem recomende reforçar a estrutura do teto com travessas para suportar melhor o peso de um climatizador, que em alguns casos pode passar de 30kg com reservatório de água interno abastecido. O único aspecto a se levar em consideração posteriormente é um inevitável aumento na depreciação devido à abertura no teto, mas dependendo do tempo que se pretenda permanecer com o veículo fica mais amortizada.

Jonathan disse...

Pode usar com aquecedor no inverno?

Gilberto disse...

Mas nem num motorhome o Joape pode funcionar bem? Voltagem não é problema por causa do inversor.

Francisco Miranda disse...

Estou procurando kit de ar condicionado para Blazer mas não quero peça de desmanche daí me ofereceram o maxiclima numa loja de peças para caminhão. Mesmo furando o teto me disseram que é mais fácil e rápido de montar que o ar condicionado então agora a tentação tem falado mais alto.

Ernesto disse...

De vacaciones en Brasil conocí ese aire acondicionado evaporativo y después vi unos camiones con eso en Argentina mismo. Me dan ganas de adaptar en mi Silverado.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Existem alguns climatizadores evaporativos residenciais que contam com a função de aquecimento, e cabe destacar que o ar mais umedecido pela climatização evaporativa tem uma maior condutibilidade térmica que favorece a economia de energia no aquecimento.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

O problema maior seria em trajetos com topografia irregular, devido às variações de inclinação.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Nunca vi Blazer com climatizador evaporativo, mas recomendo bastante atenção no momento de escolher o tipo de reservatório de água e a posição para a instalação.

Anônimo disse...

quero botar climatisador no meu audi a3 mas não queria que fica-se com ese calombo no teto tem como faser de outro geito?

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Com os equipamentos hoje disponíveis no mercado, não tem outro jeito.

Luciana Silva disse...

Isso funciona mesmo? Achei que meu filho estava ficando louco quando falou em usar água para fazer um ar condicionado.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Funciona, mas é melhor em locais com níveis de umidade relativa do ar mais baixos. E mais uma vez é importante lembrar que não é um ar-condicionado convencional.

Fabiano disse...

Tenho uma F1000 sem ar condicionado, cheguei a olhar o preço para instalar um mas pediam dinheiro demais por isso e ia ficar mais tempo com ela parada na oficina. Mandei instalar o climatizador numa loja de acessórios de caminhoneiro e desde então tem sido só alegria. Pelo que eu andei vendo, o gasto com mais água não é nem perto do que gastaria a mais de diesel por causa do ar condicionado.

Anônimo disse...

tenho uma d20 e estou pensando em instalar esse climatisador, na firma onde eu trabalho todos os camiões tem e funciona bem até

Márcio disse...

Quero ver se consigo encontrar um climatizador evaporativo daqueles que se usava em carros antigos da década de 50, aquele que era de prender na janela do passageiro. Esse sim fica bonito até em carro mais novo.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Aqueles são difíceis mesmo de encontrar, ultimamente até na Europa e nos Estados Unidos o preço tem subido por terem voltado à moda. Tem quem venda um precisando de restauração por 300 dólares.

Diego disse...

Até que é bom esse tipo de climatizador evaporativo, a uns tempos atrás cheguei a viajar numa F1000 cabinada que tinha um desses no teto com o tanque de água montado logo atrás da cabine e até achei que fosse ar condicionado de verdade.

Geraldo Gomes disse...

Até uns dias atrás eu só tinha visto esses climatizadores em caminhão, mas daí eu vi numa ambulância.

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