quinta-feira, 6 de junho de 2013

Exemplos de aplicação da climatização evaporativa

Vantagens da climatização evaporativa veicular já são reconhecidas, desde o menor consumo de energia em comparação com um ar-condicionado até o uso de água como fluido refrigerante ao invés de um gás sintético que é classificado como um dos gases-estufa, apresentando meia-vida mais longa que o gás carbônico (CO²). Em algumas aplicações, os benefícios mostram-se ainda mais perceptíveis...

Kombi: ainda que em outros países tenha sido oferecida com ar-condicionado opcional, o equipamento nunca foi disponibilizado regularmente para versões destinadas ao mercado brasileiro. Ainda que a instalação de climatizadores evaporativos requeira cortes no teto, no fim das contas ainda sai mais barato e normalmente mais rápido que a adaptação de kits de ar-condicionado, além de não haver a necessidade de acrescentar dutos ao interior do veículo, nem de um compressor acoplado ao motor roubando potência...

Furglaine: o posto de condução semi-avançado faz até com que o motor chegue a tomar algum espaço do habitáculo, o que ainda traria mais desafios na hora de escolher uma posição adequada para a montagem de um compressor de ar-condicionado, além de outros componentes entre os quais pode-se destacar o evaporador e o condensador. O uso do climatizador evaporativo pode ser considerado vantajoso também em função do menor peso acrescentado ao veículo.

Lada Niva: até existem kits de ar-condicionado que podem ser aplicados ao jipe russo, mas normalmente usam a caixa evaporativa universal conhecida como "gela-saco" por ser montada abaixo do porta-luvas. A posição acaba por apresentar o inconveniente de proporcionar uma refrigeração menos uniforme da cabine, enquanto um climatizador de teto pode ser centralizado com mais facilidade.

GMC 7-110/Isuzu NPR: não é tão comum se deparar com o caminhão japonês equipado com algum climatizador evaporativo, mas o dispositivo pode ser uma boa opção para manter um nível de conforto térmico razoável se por algum motivo não for possível manter o sistema original de ar-condicionado original, como no caso de algumas repotenciações.

Ford F-4000 (Old Body Style): se até a década de 90, o ar-condicionado ainda não era muito popular nem em carros no mercado brasileiro, visto como um supérfluo, logo acabava-se tornando uma opção pouco usual também em utilitários. Mesmo que a F-4000 contasse com a opção por ar-condicionado de fábrica, o custo era outro fator que afugentava parte significativa da clientela. Assim, para melhorar o conforto térmico, há quem recorra a um climatizador, que também é muito mais simples de instalar que o kit de ar-condicionado original.

Caminhões com cabine-leito: como a maior parte dos sistemas de ar-condicionado automotivo dependem do motor para funcionar, o climatizador evaporativo acaba sendo considerado a alternativa mais eficiente para manter o conforto nos momentos de descanso do condutor. O maior impacto no consumo de combustível, diminuindo a autonomia em percursos de longa distância, também tende a desencorajar o uso do ar-condicionado

17 comentários:

  1. Botar ar condicionado é caro mesmo, fui ver agora um para o Corsa do meu sogro que é 1.6 com câmbio automático e direção hidráulica daqueles que vendiam para deficiente físico com desconto mas não tem nem ar quente, e o orçamento mais barato que eu achei sem a parte de aquecedor foi quase R$2000,00 só de peça.

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    1. Um climatizador evaporativo já instalado ainda pode ser mais barato, no caso de um carro pequeno pode chegar a custar pouco menos da metade em comparação com um ar-condicionado convencional.

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  2. Esse tipo de climatizador é bem comum nas casas em regiões de clima de deserto nos Estados Unidos mas não se vê em nenhum caminhão. Na época de high-school que eu fiz no exterior cheguei a comentar com um colega que tinha uma Ford F150 se ele nunca tinha pensado em adaptar depois que o ar condicionado da caminhonete dele deu pau.

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    1. A cultura automotiva americana é muito diferente da brasileira. Por lá até se usava "swamp-cooler" em aplicações automotivas, mas eram aqueles de formato tubular que eram pendurados na moldura da janela, ainda populares entre os colecionadores de Volkswagen refrigerados a ar.

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  3. Pode adaptar em qualquer tipo de carro?

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    1. Teoricamente é possível instalar em qualquer veículo, embora alguns tenham maior dificuldade em função da curvatura do teto, mas impossível mesmo só em conversíveis.

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  4. Será que fica bom de adaptar num Renault Logan? O pessoal às vezes fica meio cabreiro de cortar o teto dum carro pequeno e que não é nem tão velho principalmente por medo de estragar o monobloco, mas só de não ter que ficar mexendo no compartimento do motor e de não gastar muito mais gasolina como o ar condicionado normal já é lucro.

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    1. Nunca vi num Logan, mas já vi climatizador instalado em outros veículos de estrutura monobloco. Pode ser que valha a tentativa.

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  5. Se puede utilizar en un Fiat Ducato?

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    1. Sim, é possível. Eu até já vi uns Fiat Ducato transformados em ambulância e equipados com climatizador evaporativo. Também é muito utilizado em veículos para transporte de vegetais frescos, para evitar que folhagens murchem.

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  6. Já andei num Niva com a parte de ar condicionado adaptada com partes de Gol e de Fiat Uno, painel todo do Uno e a caixa evaporadora do Uno, mas com compressor do Gol.

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  7. ola,

    estou pensando em instalar 2 em uma kombi. sera q se fizer uma adaptação e utilizar um reservatório onde eu possa colocar água e gelo, teria uma redução maior da temperatura interna?

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    1. Sim, se puder usar gelo junto reduz mais a temperatura interna. Alguns climatizadores de uso residencial até tem uns pads recheados com um gel térmico que podem ser postos no freezer.

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  8. Da para instalar climatizador em um hyundai HR

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  9. Dá para instalar, mas tem que cortar um pedaço do teto.
    http://cripplerooster.blogspot.com/2013/11/hyundai-h-100-porter-com-climatizador.html

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  10. coloquei um climatizador na minha ambulancia Saveiro. Ficou mto bom

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  11. Olá estou com um projeto de instalar em meu Fiat uno 96 olhei as medidas e se encaixa perfeitamente agora é criar coragem para rasgar o teto e bora instalar

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