Vantagens da climatização evaporativa veicular já são reconhecidas, desde o menor consumo de energia em comparação com um ar-condicionado até o uso de água como fluido refrigerante ao invés de um gás sintético que é classificado como um dos gases-estufa, apresentando meia-vida mais longa que o gás carbônico (CO²). Em algumas aplicações, os benefícios mostram-se ainda mais perceptíveis...
Kombi: ainda que em outros países tenha sido oferecida com ar-condicionado opcional, o equipamento nunca foi disponibilizado regularmente para versões destinadas ao mercado brasileiro. Ainda que a instalação de climatizadores evaporativos requeira cortes no teto, no fim das contas ainda sai mais barato e normalmente mais rápido que a adaptação de kits de ar-condicionado, além de não haver a necessidade de acrescentar dutos ao interior do veículo, nem de um compressor acoplado ao motor roubando potência...
Furglaine: o posto de condução semi-avançado faz até com que o motor chegue a tomar algum espaço do habitáculo, o que ainda traria mais desafios na hora de escolher uma posição adequada para a montagem de um compressor de ar-condicionado, além de outros componentes entre os quais pode-se destacar o evaporador e o condensador. O uso do climatizador evaporativo pode ser considerado vantajoso também em função do menor peso acrescentado ao veículo.
Lada Niva: até existem kits de ar-condicionado que podem ser aplicados ao jipe russo, mas normalmente usam a caixa evaporativa universal conhecida como "gela-saco" por ser montada abaixo do porta-luvas. A posição acaba por apresentar o inconveniente de proporcionar uma refrigeração menos uniforme da cabine, enquanto um climatizador de teto pode ser centralizado com mais facilidade.
GMC 7-110/Isuzu NPR: não é tão comum se deparar com o caminhão japonês equipado com algum climatizador evaporativo, mas o dispositivo pode ser uma boa opção para manter um nível de conforto térmico razoável se por algum motivo não for possível manter o sistema original de ar-condicionado original, como no caso de algumas repotenciações.
Ford F-4000 (Old Body Style): se até a década de 90, o ar-condicionado ainda não era muito popular nem em carros no mercado brasileiro, visto como um supérfluo, logo acabava-se tornando uma opção pouco usual também em utilitários. Mesmo que a F-4000 contasse com a opção por ar-condicionado de fábrica, o custo era outro fator que afugentava parte significativa da clientela. Assim, para melhorar o conforto térmico, há quem recorra a um climatizador, que também é muito mais simples de instalar que o kit de ar-condicionado original.
Caminhões com cabine-leito: como a maior parte dos sistemas de ar-condicionado automotivo dependem do motor para funcionar, o climatizador evaporativo acaba sendo considerado a alternativa mais eficiente para manter o conforto nos momentos de descanso do condutor. O maior impacto no consumo de combustível, diminuindo a autonomia em percursos de longa distância, também tende a desencorajar o uso do ar-condicionado
17 comentários:
Botar ar condicionado é caro mesmo, fui ver agora um para o Corsa do meu sogro que é 1.6 com câmbio automático e direção hidráulica daqueles que vendiam para deficiente físico com desconto mas não tem nem ar quente, e o orçamento mais barato que eu achei sem a parte de aquecedor foi quase R$2000,00 só de peça.
Um climatizador evaporativo já instalado ainda pode ser mais barato, no caso de um carro pequeno pode chegar a custar pouco menos da metade em comparação com um ar-condicionado convencional.
Esse tipo de climatizador é bem comum nas casas em regiões de clima de deserto nos Estados Unidos mas não se vê em nenhum caminhão. Na época de high-school que eu fiz no exterior cheguei a comentar com um colega que tinha uma Ford F150 se ele nunca tinha pensado em adaptar depois que o ar condicionado da caminhonete dele deu pau.
Pode adaptar em qualquer tipo de carro?
A cultura automotiva americana é muito diferente da brasileira. Por lá até se usava "swamp-cooler" em aplicações automotivas, mas eram aqueles de formato tubular que eram pendurados na moldura da janela, ainda populares entre os colecionadores de Volkswagen refrigerados a ar.
Teoricamente é possível instalar em qualquer veículo, embora alguns tenham maior dificuldade em função da curvatura do teto, mas impossível mesmo só em conversíveis.
Será que fica bom de adaptar num Renault Logan? O pessoal às vezes fica meio cabreiro de cortar o teto dum carro pequeno e que não é nem tão velho principalmente por medo de estragar o monobloco, mas só de não ter que ficar mexendo no compartimento do motor e de não gastar muito mais gasolina como o ar condicionado normal já é lucro.
Nunca vi num Logan, mas já vi climatizador instalado em outros veículos de estrutura monobloco. Pode ser que valha a tentativa.
Se puede utilizar en un Fiat Ducato?
Sim, é possível. Eu até já vi uns Fiat Ducato transformados em ambulância e equipados com climatizador evaporativo. Também é muito utilizado em veículos para transporte de vegetais frescos, para evitar que folhagens murchem.
Já andei num Niva com a parte de ar condicionado adaptada com partes de Gol e de Fiat Uno, painel todo do Uno e a caixa evaporadora do Uno, mas com compressor do Gol.
ola,
estou pensando em instalar 2 em uma kombi. sera q se fizer uma adaptação e utilizar um reservatório onde eu possa colocar água e gelo, teria uma redução maior da temperatura interna?
Sim, se puder usar gelo junto reduz mais a temperatura interna. Alguns climatizadores de uso residencial até tem uns pads recheados com um gel térmico que podem ser postos no freezer.
Da para instalar climatizador em um hyundai HR
Dá para instalar, mas tem que cortar um pedaço do teto.
http://cripplerooster.blogspot.com/2013/11/hyundai-h-100-porter-com-climatizador.html
coloquei um climatizador na minha ambulancia Saveiro. Ficou mto bom
Olá estou com um projeto de instalar em meu Fiat uno 96 olhei as medidas e se encaixa perfeitamente agora é criar coragem para rasgar o teto e bora instalar
Postar um comentário
Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.
Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.
Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.