sexta-feira, 14 de março de 2014

Clássico brasileiro: Puma GTB S1

Entre 1976 e 1990 o mercado brasileiro estava muito fechado às importações de veículos automotores, então fabricantes mais especializados preenchiam nichos que eram um tanto ignorados pelas "4 grandes" da época que eram Volkswagen, Chevrolet, Ford e Fiat. Uma das que mereciam destaque entre os fora-de-série era a Puma, não apenas pelos modelos de mecânica Volkswagen já amplamente conhecidos a nível mundial mas também pelo GTB, que além da mecânica Chevrolet chega a lembrar o Camaro da época em algumas proporções.
O motor de 6 cilindros em linha e 250 polegadas cúbicas (cerca de 4.1L) com baixa compressão (mais adequado à gasolina de 78 octanas) usado pela Chevrolet brasileira no Opala também servia no exterior a versões mais básicas do Camaro, como a que foi montada entre 1967 e 1969 pela Yutivo nas Filipinas, e no GTB era suficiente para chegar a 190km/h sem alterações de motor e relação de marchas. No caso do GTB, a carroceria de fibra de vidro acabava tendo vantagens em função do peso ligeiramente mais contido, e da maior resistência à corrosão. O chassi era tubular, específico para o modelo, e a suspensão tinha algumas alterações em relação à original do Opala.
Lançado em 1973, teve comercialização iniciada em 1974, e a Série 1 durou até 1979 (ano do exemplar das fotos).

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