domingo, 2 de março de 2014

Gurgel chinês: uma grande contradição brasileira

Muito se lamenta pela ausência de uma indústria automobilística de capital brasileiro, mas o glorioso passado da antiga Gurgel Motores é hoje vergonhosamente ofuscado pela sombra desse exótico triciclo utilitário fabricado na China, mas que desde 2004 é vendido no Brasil como Gurgel TA-01. O exemplar das fotos, que eu vi próximo à estação Niterói do Trensurb, já no município de Canoas, é da versão feita até 2006, antes que o conjunto óptico dianteiro do Fiat Uno Mille até 2004 e uma falsa grade decorativa inspirada também no Uno fossem adotados. Na mesma época, passou a ser montado em Três Lagoas-MS, incorporando uma maior quantidade de componentes nacionais.
Valendo-se do fato de que o registro da marca havia caducado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), em 2004 o comerciante Paulo Emílio Freire Lemos registrou a propriedade da marca por meros R$850,00, valor considerado muito aquém de tudo o que a extinta Gurgel Motores e seu fundador, o lendário João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, representaram para o progresso da indústria automobilística brasileira na época em que a empresa esteve originalmente ativa, de 1969 a 1996.
Com motor Diesel estacionário de 1 cilindro, refrigeração a água por evaporação, e aproximadamente 1.2L de cilindrada rendendo limitados 20hp, consegue alcançar não mais do que 60km/h, mas o consumo numa faixa de 20km/l acaba sendo considerado um forte atrativo desse modelo, visto que nenhuma caminhonete com o layout tradicional de 4 rodas e capacidade de carga semelhante atingem esse resultado. A transmissão primária (entre o motor e o câmbio de 4 marchas do tipo transeixo) é feita por meio de correias de borracha.
A capacidade de carga nominal de 1200kg possibilitou ainda que estivesse legalmente apto ao uso do diesel no Brasil. A falta de uma cabine fechada e de ítens bastante triviais como cintos de segurança, velocímetro, marcador do nível de combustível, e até mesmo freio na roda dianteira (conta apenas com tambores nas rodas traseiras), teve de ser homologado como máquina agrícola para que pudesse ser regularizado e licenciado para uso em vias públicas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parece bom

Fernando disse...

Amaral Gurgel deve se revirar no túmulo com isso.

Cássio disse...

Assim todo aberto fica estranho mesmo, e a velocidade máxima de 60km/h não ajuda. Não fosse por esses pequenos detalhes, até faria sentido deixar de investir numa picape média para usar um desses no trabalho.

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.