quinta-feira, 22 de maio de 2014

Momento nostalgia: Opel Corsa B GSi 16V

Um dos pocket-rockets mais carismáticos da década de '90, e até hoje conta com muitos apreciadores, o Opel Corsa GSi chegou a ter uma versão brasileira comercializada como Chevrolet entre os anos de '95 e '96 mas, ao contrário das versões mais modestas do Corsa, teve apenas 2500 exemplares produzidos no Brasil. Chama a atenção não apenas pelo desempenho, mas também pelo acabamento diferenciado, desde os spoilers e o aerofólio traseiro até o teto solar de acionamento manual.
O motor usado nessa versão era o X16XE, já um Ecotec ao contrário do Powertech usado nas outras versões do Corsa brasileiro e argentino com motor 1.6L de 16 válvulas, tendo como principais diferenças o cabeçote de alumínio, pistões forjados e com formato diferenciado que gerava mais compressão, além da válvula EGR (que redirecionava parte do fluxo dos gases de escape novamente para a admissão) e de uma bomba de ar que aumentava a oxigenação dos gases de escape (teoricamente para aumentar a eficiência do catalisador). Com potência de 108 cv a 6200 RPM e torque de 14,8 kgf.m a 4000 RPM, acelerava de 0 a 100 km/h em 11 segundos e chegava a uma velocidade máxima de 195,2 km/h.

Um comentário:

Maycon disse...

Pena que não fazem mais carros como antigamente, agora só jogam mais uns plásticos e dizem que é esportivo mas nem mudam nada no motor.

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.