sexta-feira, 18 de julho de 2014

Momento nostalgia: modelos clássicos da Yamaha Ténéré

Yamaha XT 600 Z Ténéré '88-'91 (BR: '90-'93): lançada nos principais mercados mundiais em '88, incorporava uma carenagem parcial e paralama dianteiro mais rente à roda, em oposição à série anterior introduzida em '83 com paralama dianteiro alto e uma minicareganem para o farol e levemente atualizada para '86. Curioso notar que o ciclo de evolução da Ténéré brasileira acabou se mantendo defasado em 2 anos diante da similar estrangeira.
Com um motor monocilíndrico refrigerado a ar de 595cc com carburador, partida elétrica, 4 válvulas com comando simples no cabeçote, potência de 42cv e torque de 5,1kgf.m, o desempenho era bastante satisfatório, indo de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e alcançando 158km/h de velocidade máxima. O amplo tanque de gasolina com capacidade para 24 litros proporcionava boa autonomia, tornando-a uma excelente opção para longas viagens e expedições, e o farol dianteiro duplo ajudava a proporcionar uma boa visibilidade.
A versão brasileira, além de 4cv a menos em função da gasolina de qualidade inferior usada no país, tinha freio traseiro a tambor ao invés de disco como os modelos estrangeiros, embora mantivesse ao menos o disco dianteiro. Foi substituída pela XT 600 E '93-2005, de aparência mais "magra" com tanque de 14 litros, paralama dianteiro alto, farol simples e freio a disco nas duas rodas.

Yamaha XTZ 750 Super Ténéré: lançada nos principais mercados mundiais em '89, veio para o Brasil apenas como importada. Permaneceu em produção até '98.
O motor de 2 cilindros paralelos e 749cc com 2 carburadores incorporava refrigeração líquida, 5 válvulas por cilindro com comando duplo no cabeçote (DOHC), gerando 70cv e 6,8kgf.m, que a faziam chegar nos 196km/h de velocidade máxima. O tanque de combustível comporta 26 litros.
Apesar do projeto antigo, o modelo ainda é uma das melhores referências entre todas as big-trail já produzidas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.