Ainda que possam vir a apresentar uma capacidade de carga e espaço para passageiros mais limitados que outros modelos eventualmente movidos pelo mesmo tipo de motor, caso do Corvette e de muitas versões dos utilitários full-size da Chevrolet, facilitam a compreensão dos fenômenos aerodinâmicos e como vencer a resistência do ar, estimulando a busca por soluções que possam ser implementadas em outras linhas.
Sob outro ponto de vista, ainda vale destacar que muitas vezes um carro com maiores dimensões acaba sendo subaproveitado, reduzindo eventuais desvantagens de um esportivo com relação à capacidade de carga...
Embora eu não vá negar que aprecio uma boa caminhonete, além do maior consumo devido ao peso e à aerodinâmica menos favorável muitas vezes o tamanho dificulta a manobrabilidade em ambiente urbano, por exemplo.
Outro ponto que merece destaque é a maior liberdade para testar a aplicação de materiais mais leves, que tem uma importante função para reduzir o consumo de combustível e conseqüente liberação de gases. Um caso digno de nota é o das minivans Chevrolet Lumina APV, e a primeira geração de Pontiac Trans Sport e Oldsmobile Silhouette: a exemplo do Corvette, tinham os painéis de carroceria produzidos em fibra de vidro, mais leve que o aço e resistente à corrosão, dispensando ainda alguns tratamentos químicos necessários para proteger a chapa de aço usada em modelos similares. Ironicamente, a geração posterior de minivans da General Motors para o mercado americano passou a usar um monobloco de aço com projeto mais conservador...
Há, ainda, que se analisar a questão da resistência à torção da carroceria, e nesse ponto o desenvolvimento de materiais como adesivos de contato acaba sendo digno de nota. Além da redução no peso em comparação com pontos de solda devido à composição química dos adesivos, a menor necessidade de deposição de material possibilita encaixes mais precisos entre os componentes estruturais.
Outros benefícios podem ser percebidos na evolução dos motores: devido à busca por uma maior velocidade dentro de uma faixa de cilindrada, muitas vezes se recorre a um aumento no limite de rotações do motor, o que acaba por deslocar a faixa de torque útil para regimes mais altos.
Logo, por mais que eventualmente sejam vistos como uma excentricidade ou ameaça à ecologia, os carros esportivos podem dar uma contribuição significativa ao desenvolvimento da engenharia...
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