sábado, 4 de agosto de 2012

Fotografia: navegar é preciso...

A arte da navegação exerceu um papel fundamental para a "globalização", antes mesmo que surgisse uma definição para tal contexto. Hoje ainda o mar desperta fascínio e atrai aventureiros...

Aqui vemos um barco com casco pré-moldado em cimento reforçado com arame (ferro-cimento). A técnica, inusitada para a construção naval, foi bastante explorada durante a II Guerra Mundial.


O aspecto sombrio dessa embarcação, visivelmente danificada, me chamou a atenção em particular.



À primeira vista esse barco de pesca aparentava ser um rebocador...


Aqui, pode-se observar bem a influência da luminosidade na definição das temperaturas de cor...
Em primeiro plano uma bateira, tipo de embarcação muito usada para pesca em Santa Catarina, e em segundo plano uma escuna para passeios turísticos.

Essa fotografia, especificamente, pela composição do cenário sombreado por árvores, algumas até com flores, e ao fundo uma encosta de morro, eu até considerei adequada para servir de ilustração a alguma poesia do blog de uma amiga, que já havia usado fotos de minha autoria em outros momentos.

Nessa foto, aparece uma canoa baleeira adaptada para o transporte de passageiros numa linha regular em Florianópolis-SC, ligando o "centrinho" da Lagoa da Conceição à Costa da Lagoa. E no canto inferior direito aparece o Madruga, cachorro que eu tinha à época, mas que foi covardemente assassinado.

Algumas canoas menores, como as bateiras, também são usadas no transporte lacustre em Florianópolis. As verdes, no entanto, ligam a Costa da Lagoa ao Rio Vermelho.
Eu recomendo o passeio de barco à Costa da Lagoa, principalmente pelos restaurantes que são uma excelente opção para os apreciadores de peixes e frutos-do-mar.

Às vezes umas aparições inusitadas roubam a cena...

Canoas de pescadores num típico "rancho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.