quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Observações sobre utilidades da fibra de vidro no setor automotivo

Muito usada para reforçar componentes plásticos em diversas aplicações industriais, a fibra de vidro alia baixo peso a uma notável robustez em funções estruturais, oferecendo também boa resistência à ação das intempéries. Na prática, forma-se um material composto, o plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), mas é popularmente mais conhecido apenas como "fibra de vidro"...
Em carros esportivos, como o Chevrolet Corvette, a leveza do material por si só já é favorável ao alto desempenho, bem como a facilidade em moldar linhas de carroceria mais fluidas.

A simplicidade no manuseio da fibra em comparação com chapas metálicas que necessitam de todo um complexo maquinário de estamparia para atender à produção seriada com rapidez é muito vantajosa ao trabalhar com escalas de produção menores, como no já citado Corvette, mas também atende bem a segmentos de maior volume de vendas como nas minivans Chevrolet Lumina APV, além das Oldsmobile Silhouette e Pontiac Trans Sport de 1ª geração que compartilhavam o mesmo projeto básico.

Durante uma época em que as importações de automóveis para o mercado brasileiro sofriam severas restrições, proliferaram veículos artesanais e outros modelos especiais com carroceria em fibra de vidro, como o Puma e o MP Lafer.
Foi uma alternativa fácil para atender à demanda um tanto limitada, com a rapidez necessária para uma agilizar a oferta de produtos diferenciados para quem não se contentava com pequena variedade na oferta das principais indústrias automotivas instaladas localmente à época.

Um caso digno de nota foi a Gurgel, que produzia veículos utilitários com forte orientação ao uso severo em percursos off-road, e chegou a usar o material no modelo que apresentou para atender ao segmento de carros populares.
O pequeno Gurgel BR-800 podia, assim, ser manufaturado com maquinário mais simples e,  apesar do volume de produção menor comparado às multinacionais e seus modelos com monobloco de aço estampado, podia apresentar custo competitivo.

Ironicamente, o carro popular da Gurgel apresenta uma resistência a impactos superior a diversos modelos atuais com proposta semelhante...

Embora em veículos orientados a um público mais generalista a fibra de vidro hoje tenha a aplicação restrita a alguns reforços em peças de acabamento e em isolantes termoacústicos (nesse caso usa-se a chamada "lã de vidro", que não é saturada com resinas plásticas), em aplicações especiais que vão dos rabecões aos ônibus o material tem vantagens inquestionáveis.
A menor irradiação de calor através do plástico reforçado com fibra de vidro, além da maior facilidade em eliminar emendas visíveis ao produzir peças de grandes dimensões com o material, é particularmente benéfica nos ônibus, gerando um menor esforço sobre o sistema de climatização (ar condicionado). Outra aplicação em que a fibra destaca-se significativamente pelo conforto térmico que proporciona é nas ambulâncias.
Além da já citada vantagem referente ao conforto térmico, a fácil higienização de uma peça de fibra de vidro (como as carrocerias modulares usadas na transformação de alguns veículos utilitários em ambulância) é criticamente importante nessa aplicação tão específica...
As mesmas razões justificam o uso da fibra no revestimento interno da carroceria em veículos isotérmicos ou refrigerados para o transporte de alimentos perecíveis.
Um material bastante nobre e versátil, a fibra de vidro conquistou lugar de honra no cenário da indústria automobilística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.