quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Breve observação sobre a atração exercida pelas pick-ups

Não se pode negar a idealização de liberdade associada à figura do caminhoneiro, que tanto fascina a molecada, bem como o desejo de dominar um veículo que exala força bruta. Mas na prática, o mais perto que alguns chegam de dar vazão ao sonho infantil de tornar-se caminhoneiro acaba sendo com uma pick-up. A trabalho, a lazer ou apenas para enfrentar o trânsito cotidiano com um prazer dificilmente igualado por outros veículos...
Não importando se é uma full-size como a Ford F250 ou a Dodge Ram, ou até mesmo um modelo compacto como a Ford Courier (a cabine dupla foi adaptada fora da fábrica), as pick-ups são objeto de desejo de parte considerável dos consumidores brasileiros.

A versatilidade de um veículo orientado ao trabalho, ainda que possa ser apreciada em momentos de lazer, é bastante apreciada por transmitir uma sensação de liberdade dificilmente igualada por um carro popular...

Durante o governo Sarney, houve um período em que as pick-ups eram os únicos veículos isentos de um depósito conhecido como "compulsório", a ser feito no momento da renovação do licenciamento anual, e assim modelos como a Ford Pampa passaram a ser alvo da adaptação de cabine dupla, conciliando a capacidade de transporte de passageiros de um automóvel convencional como o Ford DelRëy com o benefício fiscal.

Hoje há uma oferta limitada de pick-ups compactas com cabine dupla original de fábrica, representada por algumas adaptações chinesas do projeto da Suzuki Carry, como a Changan Star, e a Fiat Strada como único modelo nacional nessa categoria...

Alguns modelos dotados de capacidade de incursão em terrenos hostis mais ousada, como a rara Matra CS brasileira e a Land Rover Defender 110 HCPU, além da já citada representação de liberdade, transmitem uma sensação de destemor bastante apreciada por quem considera o veículo como uma extensão da personalidade.
É conveniente lembrar que a péssima qualidade da malha viária brasileira também faz com que conquistem mais espaço no mercado, visto que as suspensões mais reforçadas sofrem menos com as irregularidades da pavimentação, requerendo menos intervalos para manutenção e substituição de componentes desgastados.
E por conta de uma legislação arcaica e muito mal-formulada, pick-ups mid-size como a Volkswagen Amarok tem atraído consumidores interessados em explorar as vantagens de um motor a (bio)diesel, razão pela qual os níveis de refinamento técnico tem crescido exponencialmente em modelos mais recentes, incorporando equipamentos de conforto antes encontrados apenas em grandes sedãs de luxo como o clássico Lincoln Town Car...

Para alguns consumidores que ainda usam as pick-ups para funções laborais, toda a recente sofisticação não traz tantas vantagens, por aumentar custo e complexidade da manutenção preventiva, e assim modelos como a Mahindra PikUp (anteriormente comercializada como Mahindra Scorpio Pick-Up) permanecem como uma opção mais rústica, atendendo a nichos de mercado anteriormente ocupados pelo Toyota Bandeirante.

 Logo, pode-se deduzir que o mercado brasileiro oferece um cenário favorável para as pick-ups, desde modelos já consagrados mundialmente como a Dodge Ram até a quase desconhecida Effa Plutus...

2 comentários:

Unknown disse...

Eu fiquei sabendo desse post,aqui encontrei ele completo,bom sabé ne,o blog ta bom demais,parabens,só devia ter mais post ultimamente tem pouco,mais ta valendo,e pra quem precisar de serviço de detetive conheça meu trabalho http://detetive-particular.com detetive de todo o brasil,abraços e parabens pelo blog

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Nem sempre dá tempo de fazer uma postagem mais elaborada...

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