segunda-feira, 5 de novembro de 2012

"Duplagem" de cabines: uma arte quase extinta

Por muito tempo, as pickups foram consideradas essencialmente um veículo de serviço, com poucas opções orientadas ao conforto dos passageiros, mais notadamente cabine dupla. Modelos como a Chevrolet 3100, popularmente conhecida como "Chevrolet Brasil", era um dos poucos que chegaram a oferecer tal opção em tempos mais distantes, numa versão conhecida como Chevrolet Alvorada, que trazia uma interessante configuração de 3 portas. Chupa, Veloster... A versatilidade em trabalhos que exigissem ajudantes era o principal argumento, mas o uso familiar e recreacional também era levado em consideração.

O segmento acabou posteriormente sendo deixado de lado, motivado sobretudo pela introdução de caminhonetes fechadas, como a Chevrolet Veraneio, que além do espaço para passageiros traziam o espaço para carga protegido contra intempéries. No entanto, para alguns usuários era mais interessante a versatilidade proporcionada pela carroceria aberta para a arrumação de algumas cargas mais volumosas. Era o pretexto para que empresas independentes começassem a fazer a "duplagem" de cabines de pick-ups. Teve algum destaque a Brasinca, que já produzia cabines avançadas para os caminhões FNM, e foi credenciada pela Chevrolet para fazer a adaptação de cabine dupla na C-10.
Ainda assim era algo rústico, e a situação das "duplagens" só começou a mudar a partir de 1976 com a imposição de maiores restrições à importação de automóveis, quando passaram a ser oferecidos acabamentos internos mais requintados, grande quantidade de itens de conforto e maior espaço interno, de modo a atender ao menos em parte a demanda reprimida por carros de luxo.

Mesmo modelos como a Chevrolet D-20/C-20/A-20, apesar de oferecerem cabine dupla de fábrica, também eram alvo das adaptações independentes.

Durante o mandato presidencial de José Sarney a "duplagem" teve sua época áurea, favorecida pela isenção do "empréstimo compulsório" que era depositado no Detran durante o licenciamento anual do veículo. Até modelos de pequeno porte como a Ford Pampa podiam ser transformados. As menores restrições impostas a quem desejasse converter uma pick-up compacta para funcionar com óleo diesel também eram um atrativo.

A reabertura das importações em 1990, já durante o governo Collor, abriu espaço para as pick-ups japonesas, com a opção de cabine dupla direto da fábrica. Se por um lado modelos como a Toyota Hilux tinham opções mais limitadas para personalização, passavam a ser vistas como uma boa alternativa em função do custo/benefício numa comparação com as cabines duplas brasileiras produzidas em escala praticamente artesanal.
O segmento sofreu um duro revés, e algumas empresas como a Cia. Santo Amaro, que usava a marca Engerauto, retiraram-se do mercado das "duplagens".
Pode-se dizer que a oferta de versões da Ford F-1000 com a cabine estendida de fábrica pesaram na decisão, visto que a empresa é até hoje um dos distribuidores mais tradicionais da marca americana.

Porém, não se pode afirmar que as "duplagens" estão extintas. Apesar da complicada burocracia dificultar a homologação de modificações em automóveis, ainda há a procura pelo serviço em alguns nichos menos explorados pelos fabricantes, com destaque para as pick-ups compactas que contam com a Fiat Strada e alguns modelos de fabricação chinesa como únicas opções com cabine dupla de fábrica no mercado brasileiro. O consumidor que prefira por uma Ford Courier, por exemplo, tem que recorrer às adaptações.

Até alguns modelos que já ofereceram cabine dupla de fábrica, como a Ford F-250, também despertavam interesse por esse tipo de serviço. No caso da F-250, especificamente, o atraso na disponibilização da cabine dupla direto da fábrica servia como pretexto para a "duplagem"

Mesmo que hoje seja considerado brega, como muitos ícones culturais dos anos 80, a "duplagem" de cabines foi uma interessante alternativa à falta de opções de um período sombrio para o mercado brasileiro, que a atual política tributária ainda ameaça trazer de volta...

13 comentários:

El Misionero Meu Cérebro Minhas Regras disse...

Eu curto picapes cabine dupla. Mas acho que o tamanho da caçamba deveria ser padronizado. Um tamanho único, tanto para cabine simples como para cabine dupla, como a Ford fazia com a F-250. Caçamba curtinha não faz mais sentido.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

A meu ver, seria bom oferecerem a caçamba longa ao menos como opcional como acontece com as full-size nos Estados Unidos. Por lá até tem F-250 com cabine dupla e caçamba um pouco mais curta, mas a de tamanho normal oferecida como opção. No caso das pickups médias, um ponto bastante crítico é para o transporte de motos: num modelo de cabine dupla com aquelas caçambas curtas acaba quase sempre sendo necessário posicionar a moto em diagonal, mesmo aquelas trail que são mais compactas, já com a caçamba longa é mais fácil posicionar duas motos.

El Misionero Meu Cérebro Minhas Regras disse...

Sem falar, é claro, no visual diferenciado. Uma cabine dupla com caçambão fica, simplesmente, linda. E mais prática, podendo levar mais gente, e mais carga.

Unknown disse...

OLA,PESSOAL,

TENHO UMA XK 2 PORTAS 89. QUERO SABER SE EXISTE UMA XK QUE SEJA COMO A BLAZER E O VERANEIO POIS VI UMA PASSANDO QUANDO ESTAVA NA CALÇA E E NÃO FOI POSSSIVEL EMCOMTRAL. CASO TENHA QUERO VER POSSIBILIDA DE FAZER IGUIAL COM A MINHA.

OBRIGADO,
Marcio Penha.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Só com duas portas, mas tem. Se quiser modificar, é relativamente fácil, mas pode ser melhor mandar fazer uma capota alta de fibra ao invés de cortar e emendar para fazer o prolongamento do teto.

Unknown disse...

ola amigo tenho uma f1000 cabine dupla2 portas , queria saber se vc sabem quem adpita ela para 4 portas, obrigado

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Não tem ninguém que eu possa indicar agora para fazer o serviço. O jeito é procurar em oficinas de funilaria, alguma que encare o desafio.

Pedro disse...

Agora dizem que camionete gabinada é brega, mas são melhor que as gabines de fábrica. Ja andei numa d20 que tinha televisão, sofá-cama e até geladeira e atrás ainda cabia 3 pessoas com conforto e até 4 se for magro.

lfc disse...

Gostei muito da exposição, entretanto gostaria de saber se é possivel conseguir o parachoque dianteiro, e a grade dianteira da f1000 SRXK 1999, fabricadas em fibra de vidro, se positivo por
favor entrar dem contato pelo email ou no fone 61 3081 9879, agradeço desde já a atenção.
Meu nome é Alexandre Carneiro.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

O mais fácil seria encomendar reproduções dessas peças em alguma oficina onde se trabalhe com fibra de vidro, caso as originais não possam ser adequadamente recuperadas.

Anônimo disse...

Existe sim. É a XK Country fabricado pela mesma empresa que fez a sua.
Abraço.

Unknown disse...

Boa noite amigo, eu transformo de 2 para 4 portas, se voce tiver ela ainda me chama no whats (11)983784869

atofinal disse...

Gostaria de saber se alguem faz dupla na courier 2003. Tenho interesse.

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.