quarta-feira, 25 de julho de 2012

Carros elétricos e características técnicas: alguns aspectos dificultam a aceitação em meio a um mercado conservador...

Enaltecidos como grandes vedetes da "mobilidade sustentável", os carros elétricos são vistos com receio por uma parte considerável do mercado, dificultando a concorrência com modelos de concepção mais tradicional.
A baixa autonomia e a demora para recarregar as baterias são constantemente apontadas como os maiores empecilhos para o usuário, contribuindo para afastar a imagem de praticidade e eficiência que fãs e marqueteiros costumam declarar. Também despertam polêmica as tendências de design muito diferenciadas que norteiam modelos recentes, levando a uma forte rejeição por consumidores de gosto mais conservador.
Nesse aspecto, vale destacar o Nissan LEAF: o modelo compartilha a plataforma com o Nissan Tiida, que chegou a ser usado até mesmo como mula de testes para o conjunto propulsor elétrico.
O design mais austero tende a ser menos controverso, embora possa ser considerado empobrecido. No entanto, por proporcionar uma maior simplicidade aos processos de estamparia acaba por demandar menos gasto de energia durante a produção, e não impede que sejam feitos tratamentos aerodinâmicos sem levar a um aspecto de nave do ET de Varginha como acontece no LEAF...

Para fugir à imagem de rusticidade, desempenho irrisório e eventual desconforto, limitando o veículo elétrico a aplicações meramente utilitárias em ambiente fechado, níveis de sofisticação até certo ponto desnecessário foram atingidos. Controladores eletrônicos digitais, mais sensíveis e de maior valor agregado, foram ganhando espaço quando outros mais simples e analógicos podem desempenhar a mesma função com uma relação custo-benefício favorável e maior facilidade na reciclagem dos componentes ao atingirem o final da vida útil, contradizendo vantagens ecológicas constantemente atribuídas por fãs da tração elétrica.
Também levanta dúvidas a questão referente às baterias: há uma grande quantidade de compostos químicos altamente reativos nas mesmas, aumentando os riscos de acidentes caso o descarte não siga protocolos rigorosos de segurança. Apresentam ainda alto custo de aquisição, para o qual a alternativa de alugá-las é considerada viável para reduzir o preço do veículo. No entanto, um valor mensal a mais acaba pondo em xeque a questão do menor custo operacional constantemente apontada como vantagem numa tentativa de quebrar a resistência de um público mais conservador.
Logo, ainda é possível sustentar argumentos defendendo tanto a viabilidade econômica quanto o aspecto ecológico de um automóvel tradicional, mesmo dotado de uma tecnologia mais vetusta, especialmente ao considerar a possibilidade de adaptar ao uso de biocombustíveis...

Ironicamente, algumas lições também podem ser aprendidas com os carros esportivos, às vezes apontados como "ecologicamente incorretos". O volume mais compacto de um motor elétrico poderia ser útil para promover uma aerodinâmica mais apurada, contribuindo para um incremento à autonomia em percursos com velocidade média mais elevada. A menor dissipação de energia na forma de calor promovida por motores elétricos em comparação com um motor de combustão interna também facilita o uso de materiais alternativos mais leves, que tem a resistência em aplicações estruturais comprometida ao enfrentar altas temperaturas. Também viabiliza, assim, o uso de uma maior variedade de adesivos de contato, mais simples, baratos e rápidos de aplicar que soldas e rebites, sem comprometer a robustez.

Outra lição a considerar envolve a racionalização da plataforma de carga: a meu ver os hub-motors, montados junto ao cubo das rodas e por conseguinte aproveitando um espaço "morto", são uma boa alternativa em comparação com um motor elétrico montado em posição convencional, por liberar um maior volume a ser aproveitado num compartimento de bagagens secundário ou até mesmo para carregar um pneu sobressalente, cuja ausência ainda é fortemente sentida por muitos potenciais consumidores mesmo com a presença de um kit de reparo rápido para pneus furados, muito usado para fins de redução de peso.
Ou então, a disposição mais compacta do grupo propulsor permitiria a algum modelo de porte menos avantajado, como o Nissan March, conservar capacidade de carga e passageiros comparável ao Nissan LEAF em um conjunto mais compacto e leve, o que também favoreceria a eficiência energética. Também seria possível proporcionar, por meio dessa medida, uma redução no custo de aquisição do modelo elétrico...
Considerando que hoje há motores elétricos compactos o suficiente para serem acoplados junto ao volante de um motor a combustão interna para montagem num híbrido, o impacto da adoção de hub-motors sobre o peso do veículo não representa um transtorno tão severo, principalmente ao considerar a eliminação do diferencial, semi-eixos de transmissão e respectivas perdas de potência por atrito tomando por referência novamente o Nissan LEAF. Montando os hub-motors nas rodas traseiras, para que estas passem a assumir a função tracionária em oposição à presença maciça da tração dianteira, também ganha-se em controle de tração devido à maior proximidade do eixo motriz ao centro de massa do veículo, representado pelas pesadas baterias, sem impor um maior esforço ao sistema de direção em função do incremento à massa não-suspensa provocado pelos hub-motors. E a ausência de semi-eixos de transmissão limitando o esterçamento da direção favoreceria a manobrabilidade em espaços confinados, devido à redução do diâmetro de giro, tornando-o ainda mais adequado à operação em ambiente urbano.
Logo, antes que algum fanático pela tração elétrica insista em apontá-la como um "milagre" para solucionar alguns dilemas da engenharia automotiva, convém lembrar que tal sistema é muitas vezes supervalorizado e eventuais artifícios para incrementar a eficiência do mesmo e fazer com que a dirigibilidade de um veículo elétrico seja mais agradável a um consumidor mais tradicional são equivocadamente ignorados pelos departamentos de engenharia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.